segunda-feira, 31 de julho de 2017

Saiba dizer sim ou não no momento certo!

Provérbios: 29.20
Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele.
Resultado de imagem para sim e nãoPalavra de Deus é tão simples, direta e sábia que muitas vezes ficamos sem entender porque é rejeitada por tanta gente. Ela contém alguns conselhos que, ao lermos, ficamos perplexos de estarmos indo contra, tendo em vista se tratarem de instruções que, se colocados em prática por todos nós, melhorariam significativamente as nossas vidas.
A pessoa que é afoita em falar, com certeza, traz para si uma gama de problemas que nem existiriam para a sua vida, caso tivesse um pouco mais de calma em se colocar.
Nesse artigo gostaríamos, entretanto, de focar duas palavrinhas que saem da nossa boca e que podem provocar consequências inimagináveis quando proferidas, quais sejam, o sim e o não.
Existem pessoas que, na sua pressa em definir alguma coisa, acabam proferindo o sim quando não deveriam, trazendo para si determinadas situações que poderiam ser perfeitamente evitadas, já outras não conseguem dizer não para ninguém, concordam com tudo, simplesmente porque não sabem como negar alguma coisa, quando necessário.
Na outra ponta, existem aquelas que somente sabem dizer não, ou seja, não conseguem concordar com coisa alguma, estão sempre contra qualquer situação, são conhecidas como as pessoas “do contra”.
Em todas essas ocasiões o que falta, na realidade, é o equilíbrio que todos nós deveríamos ter seja qual for a situação.
Precisamos ter o cuidado de não nos precipitar e sair dizendo sim ou não sem antes analisarmos qual seria a melhor resposta, pois como diz o versículo agindo assim estamos nos portando como pessoas tolas e sem sabedoria e, muito pior, criando problemas para a nossas vidas que não precisariam existir e que nascem fruto dessa pressa em responder alguma coisa.
Porém existe uma situação muito pior que é o daquelas pessoas que não conseguem dizer não, mesmo sabendo que deveriam fazê-lo.
Nesse caso não se trata de precipitação e sim de um comportamento que precisa ser modificado.
Quando alguma situação requer que sejamos firmes negando algo não podemos abrir mão daquilo que achamos certo, sob pena de estarmos transigindo com determinadas coisas que poderemos nos arrepender amargamente no futuro.
É lógico que não é nada fácil o que estamos colocando.
Dizer sim ou não no momento certo, apesar de parecer simples não o é, pelo contrário, é extremamente complicado, porém é um exercício diário do qual não podemos abrir mão se quisermos nos tornar pessoas mais maduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.