sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Integrantes de Movimentos sociais pedem a cabeça de Zenaldo Coutinho

Integrantes de movimentos sociais realizam, na manhã de hoje, outra manifestação em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) para cobrar a cassação da reeleição do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. Ele e o então candidato a vice-prefeito, Orlando Reis, tiveram seus registros eleitorais cassados, em 19 de outubro passado. Os manifestantes aguardam o julgamento do recurso ajuizado pelo então candidato. 

Zenaldo foi cassado por causa da publicação de cerca de 40 vídeos institucionais, em que ele aparece, na página da Prefeitura de Belém no Facebook. Durante a campanha, foram publicados na página do candidato, que estava linkada com a do Executivo, o que viola o Código Eleitoral.
ABUSO
Zenaldo foi condenado por abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a própria candidatura. A decisão foi do juiz Antônio Cláudio Von Lohrmann Cruz, da 97ª Zona eEeitoral. Enquanto estiverem cassados, Zenaldo e Orlando não podem ser diplomados.
Na sessão de hoje, o pleno do TRE-PA julga o recurso de Zenaldo contra a decisão do juiz Antônio Cláudio, que determinou, em setembro passado, a reintegração de 308 agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), demitidos em período vedado pela Lei Eleitoral. Na mesma decisão, o juiz afastou José Luís Pantoja Moraes, o “Zeca do Barreiro”, da presidência do Conselho Municipal de Saúde. O magistrado entendeu que a demissão ocorreu para que as vagas fossem preenchidas por cabos eleitorais. Em agosto, a Polícia Federal (PF) fez uma operação de busca e apreensão na Sesma e no Conselho.
Segundo a denúncia, “Zeca do Barreiro” mapeava as demissões, que atingiam sobretudo os que criticavam Zenaldo. O MP Eleitoral investigou o esquema e denunciou o fato à Justiça. Na Sesma, ninguém comenta a decisão judicial. O processo corre em sigilo de Justiça e a promotora Rosana Cordovil, da promotoria da 97ª Zona Eleitoral, não se manifestou a respeito do processo.
(Luiz Flávio/Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.