domingo, 30 de outubro de 2016

Zenaldo Coutinho (PSDB) é reeleito Prefeito de Belém

Candidato tucano tem 52,33% dos votos, contra 47,67% de Edmilson Rodrigues (PSol)
Zenaldo Coutinho. Foto: Tarso Sarraf (O Liberal)Com  52,33% dos votos válidos (396.770) , o candidato Zenaldo Coutinho (PSDB) foi reeleito Prefeito de Belém no segundo turno realizado neste domingo (30) na capital paraense, contra Edmilson Rodrigues (PSol), que obteve 47,75% dos votos (361.376). O segundo turno teve 21,25% de abstenção dos eleitores, com 2,50% de votos brancos e 5,22% dos votos nulos. 

Com 1.043.219 eleitores, Belém foi o único município do Estado a realizar o segundo turno hoje. A apuração começou logo após as 17h e foi uma das mais rápidas da história do TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará), já que o resultado estava previsto para às 18h. A urnas foram totalizadas às 18h41. 


"Foi uma votação extraordinária, disseram que a gente não tinha chance de ir para o segundo turno e nós fomos. Queremos agradecer a todos os nossos militantes, ao apoio popular que tivemos para essa vitória. O outro lado fez uma aliança com grandes partidos, mas nós fizemos uma aliança com o povo e eu estou muito feliz", disse Zenaldo Coutinho em entrevista a TV Liberal logo após o resultado.

Neste segundo turno, houve aumento em 25% dos pontos de transmissão do TRE, que saíram de 186 para 251, com 2.500 Boletins de Urnas sendo transmitidos simultaneamente, o que permitiu rapidez no resultado. A apuração dos votos foi concentrada novamente no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O segundo turno em Belém teve 2.587 seções eleitorais, divididas em 11 zonas eleitorais.

Dos cinco maiores colégios eleitorais do Estado, quatro estavam em Belém. Na Escola Estadual José Alves Maia, do bairro do Telégrafo, funcionam 22 seções, com um total de 10.566 eleitores aptos a votar. Os demais colégios do ranking são a Escola Estadual Maria Luiza da Costa Rego, localizada no Bengui (22 seções e 10.501 eleitores); a Escola Estadual Camilo Salgado, do bairro do Jurunas (22 seções e 10.440 eleitores) e Escola Estadual Hilda Vieira, da Marambaia (22 seções e 10.385 eleitores).  Os locais de votação receberam os eleitores das 8h às 17 horas desse domingo.

Votação

O primeiro candidato a Prefeitura de Belém a votar neste domingo foi Edmilson Rodrigues (PSOl) por volta das 10h, na Escola Estadual Augusto Meira, em São Brás. O candidato chegou no local de votação ao lado de apoiadores do partido, como os vereadores eleitos Marinor Brito e Fernando Carneiro. Já o candidato a reeleição, Zenaldo Coutinho (PSDB), votou por volta das 11h da manhã na Escola Estadual José Veríssimo, no bairro de Batista Campos. Ele estava acompanhado do governador Simão Jatene e militantes do partido. Ambos os candidatos estavam esperançosos para o resultado final do pleito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.