terça-feira, 29 de março de 2016

Coordenador que permitiu entrada de garota em presídio será exonerado.

Centro de Recuperação Penitenciária do Pará IIO coordenador de segurança Emerson Luis das Neves, que confessou ter recebido dinheiro para permitir a entrada de uma garota de 14 anos no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Isabel, Região Metropolitana de Belém, será exonerado do cargo. Ele foi preso e responderá por corrupção passiva, de acordo com informações divulgadas em coletiva nesta segunda-feira (28). A exoneração deve ser divulgada na terça-feira (29), no Diário Oficial.

Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), o coordenador de segurança do CRPP II facilitou a entrada da garota mediante suborno. O flagrante ocorreu no domingo (27), quando a menina, que estava saindo do local após visita íntima, apresentou documento falso, alegando ser maior de idade.
A Susipe afirma que já investigava a conduta de Emerson. O servidor trabalhava no local há 11 anos. Segundo Adriana Magno,  delegada da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), o coordenador sabia que a identidade apresentada pela jovem era falsa. A polícia investiga a participação de outros agentes penitenciários no caso.
Emerson foi encaminhado para o Centro de Recuperação Especial Coronel Anastácio das Neves (Crecan) e está à disposição da Justiça.
Redes sociais
Segundo a PC, em depoimento, a jovem afirmou que conheceu o detento, com quem manteve relações sexuais, pelas redes sociais. Ela teria pagado R$100 para o coordenador de segurança do presídio, que autorizou sua entrada no local.
A polícia investiga se ela já havia entrado na penitenciária outras vezes, e se outros detentos participaram do abuso sexual.
Ela foi encaminhada para a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), em Belém, onde foi registrado o ato infracional por uso de documentação falsa e em seguida foi levada para a Santa Casa de Misericórdia para exames.
A jovem foi entregue à família e será acompanhada pelo Pro Paz, um programa que assiste crianças e adolescentes em situação de risco. A polícia também investiga se a mãe da menina sabia que a filha tinha ido ao presídio. Em depoimento, a mãe da adolescente negou que soubese
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.