quinta-feira, 17 de março de 2016

CBF aumenta vagas da Série D e Santarém pode ter representante.

Estádio Colosso do TapajósA CBF anunciou durante a semana a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2016, a Quarta Divisão terá oito clubes a mais, com 48 ao todo. Para distribuir as oito vagas a mais, a entidade nacional usou o Ranking Nacional de Federações de 2016. Com as mudanças, o estado de São Paulo ganha mais duas vagas. Minas, Rio, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará também foram beneficiados e ganharam mais uma vaga, desconsiderando-se os rebaixados da Série C.

A nova distribuição dos clubes na Série D ficou assim: São Paulo passará a ter quatro times, Rio e Minas terão três times, e os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará contarão com duas equipes. Os demais estados continuarão com um representante. A novidade muda a fórmula de disputa. A competição agora terá 12 grupos com equipes quatro cada, que jogarão em turno e returno dentro de cada chave. Os dois melhores avançam, mais os oito melhores terceiros colocados. Ao todo, 32 equipes se classificam para o mata-mata, e o torneio terá uma fase a mais que nas edições anteriores.
PARÁ GANHA VAGA EXTRA: Com a presença da dupla Paysandu e Remo nas Séries B e C, respectivamente, a Série D de 2016 contará com a participação de três representantes: o Águia (rebaixado da Série C) e outros dois clubes que serão indicados pelo desempenho no estadual. Com isso, sete clubes que disputam a fase principal do Parazão 2016 vão ter uma disputa acirrada pelas vagas. No momento, o Pará teria Independente e São Francisco como representantes, além do Azulão.De acordo com a proposta de mudança da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os clubes que disputarem a edição 2016 estarão garantidos na competição do ano seguinte. A partir de 2017, os times classificados pelos estaduais ou seletivos confirmam vaga na quarta divisão do ano seguinte. Quem ficar com a vaga, terá a chance de disputar duas edições seguidas da Série D. SANTARÉM NA BRIGA: Com três times na disputa, Santarém é a cidade que tem maior chance de enviar representantes para a competição nacional. O que está em situação mais delicada é a equipe do Tapajós, que ocupa a lanterna da classificação geral com apenas um ponto. São Francisco e São Raimundo seguem na briga em quarto e quinto, respectivamente, com os mesmo oito pontos, mas o Leão mantém vantagem no saldo de gols. Os dois clubes estão apenas um ponto abaixo do Independente de Tucuruí, que é o terceiro. Até o momento, a dupla só depende dos próprios resultados para conquistar a vaga. Para o cronista esportivo Paulo Tihamer, as chances são boas para os clubes de Santarém e até mesmo um clássico Rai-Fran na Série D. “A disputa por esta vaga é um atrativo a mais para as equipes de Santarém na competição, ainda mais nesta volta para o segundo turno, onde as equipes apresentaram melhoras significativas no seu estilo de jogo. A boa notícia de uma vaga extra para o futebol paraense pode premiar o trabalho destas equipes e seria uma maravilha ver o clássico Rai-Fran acontecer em uma competição nacional.” Em 2009, primeira edição do torneio, o São Raimundo foi o representante paraense e sagrou-se campeão da competição após vencer a equipe do Macaé (RJ) por 2 a 1, no estádio Colosso do Tapajós.
Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.