quarta-feira, 3 de junho de 2015

Vendas externas de açaí geram receita de mais de R$ 200 milhões ao Pará


Foram necessárias décadas e centenas de acidentes subindo as palmeiras de açaí para apanhar os cachos do fruto, mas apenas alguns meses para que um agricultor inventasse uma ferramenta que dispensa a tradicional peconha. Ele estava insatisfeito com essa lida arriscada e cansativa. Subir na palmeira sujava, arranhava e ainda sujeitava os peconheiros a muitas ferradas de formiga.    FOTO: CRISTINO MARTINS/ AG. PARÁ  DATA: 16.01.2015  ABAETETUBA - PARÁO açaí está entre os produtos agrícolas de maior expressão no Pará, com potencial para crescer ainda mais, acompanhando o aumento do interesse por parte de consumidores nacionais e internacionais. Em 2014, a venda de polpa e mix de açaí tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo injetou cerca de R$ 225,7 milhões na economia local.
Com a expansão das vendas, observada principalmente na última década, a produção passou a ser insuficiente para fazer face à procura.
O Pará se destaca como o maior produtor nacional de açaí. No ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção atingiu 795 mil toneladas de frutos em uma área plantada superior a 143 mil hectares. Os principais municípios produtores são Igarapé-Miri, Abaetetuba, Bujaru, Cametá e Limoeiro do Ajuru. O fruto é cultivado, de acordo com o último Censo Agropecuário, em 12.804 propriedades rurais paraenses. Com relação ao processamento, os números também são grandiosos. Pelo menos dez mil batedores artesanais processam o produto em todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.