terça-feira, 21 de outubro de 2014

SENSAÇÃO DE DESAMOR: ESTADO DO PARÁ É UM DOS MAIS VIOLENTOS DO BRASIL

Quarenta pessoas assassinadas em 48 horasA violência não para no Pará e continua fazendo vítimas, colocando o Estado como um dos violentos do Brasil e do mundo, deixando o Pará com uma “sensação de desamor” jamais vista nos últimos 20 anos no Estado.
Em apenas 48 horas, entre o começo da madrugada de sábado (18) e o começo da madrugada de ontem (20), nossas equipes registraram, em todo o Estado, 40 mortes violentas, a maioria por arma de fogo e arma branca, sem contabilizarmos os acidentes de trânsito com vítrimas fatais. A seguir, alguns dos casos que mancharam ainda mais de sangue o Pará nas últimas horas.
A violência do fim de semana começou dando as caras nas primeiras horas de sábado (18) e aconteceu na estrada do Tapanã, onde Walber Lima de Araújo, de 21 anos, pilotando uma moto, foi abordado por dois homens, reagiu e recebeu uma saraivada de balas, morrendo no local.
No município de Marabá, um homem sem identificação foi encontrado morto dentro de uma residência no Km-7 da rodovia que corta este município, na localidade conhecida como invasão da Coca-Cola. O IML fez a remoção e a Polícia Civil abriu inquérito em que pese a parca informação.
No município do Moju, na região do Baixo Tocantins, Joaquim Cunha, 40, foi encontrado morto com várias terçadadas pelo corpo e já em estado de decomposição, fato ocorrido na vila Monte Sinai, na zona rural do município do Moju.
Em Capitão Poço, no bairro Coutelândia, Walmir Soares Ferreira, que estava desaparecido há dois dias, foi encontrado morto com sinais de violência dentro de uma residência sem que testemunhas ou vizinhos pudessem adiantar as circunstâncias do crime.


No município de Breu Branco, policiais militares foram acionados para verificar um homicídio que teve como vítima um homem sem identificação, cujo corpo foi encontrado na vicinal principal da localidade Roça Comprida e, pelas características, foi vitima de pauladas.
Também em Breu Branco, Maria da Conceição Leite Nascimento, de 61 anos, foi encontrada ardendo em chamas próximo à vicinal da Galleti e a polícia investiga se a morte da mulher foi acidental devido aos fios de alta tensão no local ou se foi cometida por alguma pessoa.
Em Parauapebas, Elmede Carvalho de Oliveira, de 47 anos, foi morto na localidade “Cachoeira das Praças” por dois adolescentes, sendo que um deles acabou apreendido e confessou a participação no crime.
Em São João do Araguaia, Walcineide Monção Ferreira foi vitima de homicídio culposo conforme solicitação da promotora de justiça Mayanna Queiroz, uma vez que a vítima internada no Hospital Municipal acabou evoluindo a óbito em circunstâncias não definidas.
No município de Igarapé-Miri, as mortes também não param. Vitor Adriano Gonçalves, o “Mourão”, e Elivelton Pantoja, o “Gordo”, foram alvejados mortalmente por dois homens durante um confronto de gangues na rua Padre Vitório, no perigoso bairro das Cinco Bocas.
No Distrito Industrial, em Ananindeua, na travessa São Paulo, Rogério de Lima Trindade, de 32 anos, foi alvejado com dois disparos de arma de fogo, tendo como acusado um homem conhecido como Washington, com quem a vítima teria uma rixa e estaria marcado para morrer.
No bairro do Guamá, a Polícia Civil registrou o homicídio do qual foi vitima um rapaz identificado apenas como André, o “Perninha”, que foi morto com várias estocadas dentro do cemitério público de Santa Isabel. E finalmente a Divisão de Homicídios registrou um homicídio no bairro da Marambaia.
Terminava o sábado com morte e o domingo não seria diferente. No município de Tailândia, Evangelista Ferreira de Jesus, de 20 anos, estava em frente a um sítio no bairro da Jaqueira quando dois homens em uma motocicleta surgiram e dispararam vários tiros, matando a vítima no local.
No município de Augusto Correa, na localidade Nova Olinda, na zona rural, um rapaz conhecido apenas como Jonas foi encontrado sem vida com várias perfurações pelo corpo, possivelmente com utilização de facas.
No município de Jacundá, a mulher Leudimar Pereira da Silva, após sair da cadeia, foi morta pelo companheiro Tiago de Castro, conhecido como “Chapinha”, que acabou preso pela polícia ainda dentro do flagrante, confessando a prática delituosa.
No município de Breves, na Ilha do Marajó, Janilson Cley Ferreira Dias, conhecido como “Ral”, que foi preso acusado de furto, sentiu-se mal e foi atendido no hospital municipal, sendo que no dia seguinte foi encontrado morto dentro da cela.
Novamente em Tailândia, às margens na rodovia PA-150, o peruano Simeon Cárdenas de La Cruz e sua companheira Tâmara Linley Costa, após uma briga com desconhecidos na praça principal da cidade, acabaram sendo seguidos e alvejados com tiros. Simeon morreu no local e Tâmara foi socorrida.
No município de Novo Repartimento, Maria Raimunda Pereira Sousa, a “Raimundinha”, foi encontrada sem vida vítima de pauladas na cabeça desferidas por um homem identificado como José Rodrigues, o “Negão”, fato ocorrido na rua Murucatiara, periferia do município.
Em Castanhal, na região sudeste do Estado, o adolescente Gledson de Lima Pinheiro, de 16 anos, na rua Francisco Queiroz, no bairro do Jaderlândia, foi abordado por dois homens e executado a tiros. O menor seria usuário de drogas e tinha envolvimento em pequenos roubos no bairro.
Em Águas Lindas, em Ananindeua, na invasão Bom Jesus, Wagner Fernando da Silva Carneiro, de 35 anos, foi executado com oito tiros. Na versão da família, teria sido um assalto. No entanto, a polícia acredita em execução sumária da vítima pelos criminosos. No bairro do Tapanã, em Belém, a mulher Jacilene Martins Seabra, de 21 anos, foi executada com um tiro na cabeça quando andava pela rua da Paz, no bairro do Tapanã, no crime que a polícia classifica como “acerto de contas”.
No bairro da Marambaia, a seccional deste bairro registrou o homicídio do qual foi vítima Wellington Carlos Pires, de 25 anos, que respondia por roubo e tinha envolvimento com drogas na qualidade de usuário. Quatro tiros ceifaram a vida da vítima.

Novamente em Tailândia, na berlinda da violência, José Roberto Borges dos Santos foi morto a facadas, na invasão do Cemitério. O corpo foi encontrado por populares dentro de um barraco em uma área de mata fechada.
No município de Benevides, um assaltante sem identificação, após tentar roubar uma empresa na BR-316, acabou trocando tiros com o cabo Edmilson, que foi atingido na refrega com vários tiros, mas acabou derrubando a bala o ladrão, cujo corpo foi removido sem identificação para o IML.
No bairro 40 Horas, em Ananindeua, André Ferreira da Costa, de 21 anos, foi cercado na rua São Francisco por três homens, sendo um deles armado e que estavam em um carro preto, e lá mesmo executado com vários tiros.
No município de Altamira, Edmilson Modesto de Sousa, ao interferir em uma briga na travessa Luis Coutinho, periferia deste município, foi atingido com uma violenta facada no peito, tendo com autor um elemento conhecido como “Marcelo”, que fugiu após o delito.
Em Icoaraci, distrito de Belém, Tiago Correa Raposo, de 22 anos, estava em um veículo na rua São Vicente de Paula, no bairro da Pratinha, quando foi executado a bala, sem que testemunhas identificassem os matadores, que fugiram em uma motocicleta.
Também em Icoaraci, desta vez na passagem Alacid Nunes, o homem identificado como Marcos Moraes de Sousa saiu para uma festa e, quando retornava, foi alvejado com vários tiros, morrendo no local.
E, novamente em Icoaraci, a Divisão de Homicídios registrou a morte violenta de Edvaldo Cristian Costa Pereira, de 20 anos, fato ocorrido na rua Maria de Nazaré no bairro do Tapanã.
No município de Curionópolis, Francisco da Conceição Reis, 19 anos, que trabalhava como pedreiro e, segundo a família, não tinha inimigo, foi executado com um tiro na cabeça na vicinal da Torre, no centro do município.
OITO BALAÇOS
No bairro do Marco, em Belém, Wagner Cordeiro, que trabalhava como mototaxista, foi encurralado em plena luz do dia no domingo (19) e ali mesmo executado com oito tiros. Os assassinos, dois homens, ainda se certificaram da morte da vítima para depois fugirem tranquilamente do local.
No município de Ourilândia do Norte, na zona rural, a vítima da violência foi Alexandre José da Silva, que, segundo as informações repassadas à polícia, foi agredido brutalmente por um homem conhecido como “Oriel” e, mesmo socorrido, acabou morrendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.