terça-feira, 22 de julho de 2014

UFOPA promove o III Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio ‏

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) promove, de 23 a 25 de julho, o III Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM). Durante o seminário, ao fim de um ano de trabalho, alunos e professores apresentarão os resultados de suas pesquisas em três modalidades: oral, pôster e experimentação. O programa PIBIC-EM é dirigido aos estudantes do ensino médio e profissional de Santarém e Oriximiná. No total, são 150 alunos participantes esse ano, sendo 83 bolsistas de Santarém e 67 de Oriximiná. Eles são orientados por 31 professores da UFOPA.
O evento também será palco do intercâmbio entre estudantes bolsistas do ensino médio, da graduação e da pós-graduação da UFOPA. Durante o seminário, os estudantes também poderão participar do “Portas Abertas na UFOPA”. Neste dia, eles terão a oportunidade de conhecer a Universidade, seus cursos, projetos de pesquisa e laboratórios através de uma visita virtual.
Com foco na criação de uma cultura científica no ensino médio, o programa PIBIC-EM tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais, contribuindo para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos, através da participação desses alunos em atividades orientadas por professores da UFOPA. Em três anos de vigência, a Universidade já atendeu mais de 350 estudantes de Santarém e de Oriximiná através do programa.
O III Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM) é aberto à comunidade e será realizado no Câmpus Tapajós. A cerimônia de abertura está marcada para as 9h do dia 23 de julho, quarta-feira.
Oficina de animação – Como parte da programação do III Seminário PIBIC-EM, a UFOPA promove ainda, no dia 23 de julho, uma oficina de animação stop motion que, além de apresentar os conceitos básicos e fundamentos de animação, vai ensinar a como criar um desenho animado quadro a quadro.
A oficina será ministrada pelo designer e arte-educador, Rosinaldo Pinheiro, da Turma do Açaí. No dia 23, a programação será no Câmpus Tapajós, das 11h15 às 12h30 a parte teórica e, das 16h15 às 18h15, a parte prática. A animação stop motion –movimento parado – é baseada na simulação de movimento por meio da disposição sequencial de diferentes fotografias de um mesmo objeto inanimado.
Confira a programação completa do III Seminário PIBIC-EM da UFOPA:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.