domingo, 15 de dezembro de 2013

Xaropada em Tempo real: População denuncia lixão a céu aberto em área urbana de Oriximiná

Restos de carcaças de animais abatidos no matadouro são jogados no local junto com outros lixosS

Lixão a céu aberto em Oriximiná
http://www.oimpacto.com.br/wp-content/uploads/2013/12/Lix%C3%A3o-a-c%C3%A9u-aberto-em-Oriximin%C3%A1.jpgAs condições de abandono do lixão localizado na Comunidade de Paracuí, nos arredores do bairro Penta, em Oriximiná, Oeste do Pará, virou motivo de denúncias de moradores daquele Município. O lixão, segundo os moradores, funciona há mais de 20 anos e nunca recebeu atenção por parte das autoridades do Município e do Estado.
Além da grande quantidade de lixo doméstico, como sacos plásticos, garrafas de cerveja e refrigerante, recipientes de doces e fraldas descartáveis, os donos de abatedouros ainda estão cometendo algo mais grave: Eles estão jogando toneladas todos os dias, de restos dos animais mortos no matadouro municipal.

Lixo hospitalar também é visto por quem passa diariamente no local. Animais silvestres, como urubus, ratos e cobras também são atraídos pela enorme quantidade de lixo. Os moradores das proximidades convivem com o odor da decomposição de materiais perecíveis, o medo e o perigo de serem atacados por um animal silvestre.
Inconformados com a situação, eles cobram soluções por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e do Ministério Publico Estadual (MPE). A Prefeitura alega que tem tomado todas as providências cabíveis para que o lixão seja retirado do local e colocado em área adequado, mas, aguarda que os órgãos ambientais do Estado dêem a licença para abertura de uma área onde possa funcionar um aterro sanitário.
Outro problema que preocupa a população de Oriximiná são os registros de diversas invasões que ocorreram no segundo semestre deste ano. Entre as áreas invadidas, o entorno do lixão, para onde é destinado o depósito do lixo doméstico coletado, localizado a aproximadamente 4 quilômetros da zona urbana de Oriximiná, também foi invadido, assim como uma área de risco que localizada na Rua Marechal Castelo Branco, no bairro do Penta. Nesse local existem enormes áreas de erosão sujeitas a desmoronamento, e os invasores que permanecem no local correm perigo.
Depois de dois meses de ocupação, a Comarca de Oriximiná garante que não recebeu nenhum pedido de reintegração de posse por parte das pessoas que se dizem ser possuidoras da área, localizada próxima ao lixão. Nesse período, algumas pessoas voluntariamente abandonaram o local, no entanto, outras continuam na área.
LIXO NA PRAIA: Nesta época ano, com a vazante dos rios e lagos, as praias de nossa região mostram-se belas e convidativas, tornando-se a principal opção de lazer e refúgio aos finais de semana. Dessa combinação de praia e lazer desponta um perigoso problema: a poluição nesses ambientes. Em Oriximiná as praias mais visitadas são as do Lago Iripixi e Caipurú devido à proximidade com a cidade.
A facilidade de acesso deveria ser o principal motivo para a conservação e preservação desses locais, porém, segundo a população de Oriximiná, o que se percebe é que a maioria dos banhistas não está preocupada com o destino do lixo que produzem, deixando as praias cheias de latas de cerveja e refrigerante, garrafas e embalagens, o que torna a situação preocupante.
Diante dessa realidade surgiram vários projetos, como o “Natureza Quer Vida”, realizado há 3 anos pela comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no Lago Iripixi. O projeto desenvolve palestras entre os moradores do lago voltadas para consciência ambiental, além de puxiruns para coletas de lixo na Orla do Iripixi.
“A natureza é nossa, nós temos que preservá-la. As pessoas não têm a consciência de coletar seu lixo e isso é prejudicial. Aqui a gente não vê mais o boto, muitos peixes já sumiram”, lamenta Dinéa Machado, coordenadora da Comunidade.
DESCASO DO GOVERNO: O governo do prefeito Luiz Gonzaga Viana mais uma vez é alvo de denúncia. No mês de outubro, dói agentes da Comtran foram alvos de atentados, após agredirem um jovem que estava em uma motocicleta. A população se revoltou com a brutalidade dos funcionários da Prefeitura e partiu para a briga. Queimou dois veículos, foi até a residência de um dos agentes e tocou fogo na mesma. Os moradores culpam o prefeito Luiz Gonzaga que nada faz para o desenvolvimento do Município. Agora esse lixão a céu aberto mostra o descaso do atual governo com o município de Oriximiná. As reações são muitas e o povo sempre vai às ruas protestar contra o marasmo dessa péssima administração.
Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.