domingo, 29 de dezembro de 2013

Presépio de Argila em homenagem aos Pescadores e Ribeirinhos é confeccionado na orla do cais em Vitória do Xingu

Por Cora Catalina
Na sede da cidade onde acontecem 93% das obras da hidrelétrica Belo Monte, Vitória do Xingu (PA) os pescadores e ribeirinhos recebem a homenagem no presépio confeccionado em argila. São dez (10) figuras feitas em barro ancoradas numa palafita (arquitetura típica de moradia) representando a sagrada família, os reis magos, São Francisco de Assis,e o destaque estão para figuras de animais da região como a onça, o tracajá da amazônia, a figura do pescador com seus peixes e uma ribeirinha que, sobre um paneiro oferece um tacacá de açaí ao menino Jesus. 
De longe se avista a estrela da criativa árvore de natal representada com uma malhadeira (rede de pesca) que ilumina o presépio e está fixada num bambu de 15m de altura.  Para o artista que confeccionou a obra, utilizando 5 toneladas de argila, Rogeryo DRibeiro curitibano e morador em Vitória do Xingu: “esta obra valoriza a essência das pessoas que convivem com o rio e é uma representação para fortalecer a identidade cultural da Amazônia”.
Rogeryo trabalhou durante quinze (15) dias com ribeirinhos e moradores da cidade que lhe prestaram informações fundamentais no processo de criação e também colaborando na modelagem das peças. Desde o início da confecção das peças, visitantes e moradores de diversas cidades param na orla para admirar e fotografar o presépio, relatando ser a primeira vez que vêm uma obra assim. Esta obra inédita tem o apoio da Prefeitura Municipal e pode ser visitada até o dia dez (10) de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.