domingo, 1 de dezembro de 2013

Idesp divulga perfis de dois municípios da Região do Xingu, Brasil Novo e Vitória do Xingu

Praça  em frente a Orla de Vitória do Xingu

Da Redação
Agência Pará de Notícias

Os perfis dos municípios de Brasil Novo e Vitória do Xingu já podem ser e
ncontrados no site do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp). Os documentos sobre os dois municípios são produtos do projeto “Aproveitamento da Dinâmica Econômica, Social e Ambiental na Região de Integração do Xingu, Estado do Pará”, conhecido como Observatório Belo Monte.
Os documentos, elaborados pela equipe da Diretoria de Pesquisas e Estudos Ambientais do Idesp, levam ao leitor informações e indicadores sobre os municípios que compõem a Região de Integração do Xingu, uma das doze regiões de planejamento do Pará, e na qual ocorre atualmente a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Os perfis de Brasil Novo e Vitória do Xingu abrangem uma síntese histórica, a localização de cada muncípio, com ilustrações e mapas, mas as principais informações dizem respeito ao desenvolvimento socioeconômico.

O objetivo da publicação é propiciar a divulgação da síntese econômica, social e ambiental dos municípios que compõem a RI Xingu, facilitando ao cidadão o entendimento da nova dinâmica à qual a região vem sendo submetida com a implementação de grandes empreendimentos. Também é objetivo do trabalho subsidiar a gestão pública, o setor privado e a comunidade acadêmica com dados sobre a formulação e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento destas localidades.
Já se encontravam disponíveis no site do Idesp informações a respeito do município de Altamira e o instituto disponibilizará, em breve, também os perfis dos outros municípios que compõem a Região de Integração do Xingu, que são: Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Uruará, Anapu, Placas e Senador José Porfírio. Além dos perfis, a página do Observatório Belo Monte no site do Idesp (www.idesp.pa.gov.br) oferece outras informações a respeito da hidrelétrica e seus impactos de natureza social e ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.