sábado, 14 de dezembro de 2013

Entidades se revoltam contra Xaropadas de Simão Jatene na regiõo Oeste do Pará, " RASGAJATENE"

Campanha RASGAJATENE deve ganhar força na região
Os últimos acontecimentos do Governo de Simão Jatene e o descaso com a população das principais regiões do Pará, como obras inacabadas ou mal reformadas e greve das mais variadas classes do funcionalismo público, geram revolta na população e movimentos sociais de
Belém e de Santarém.
Inconformados com os despropósitos do Governo Jatene, diversas entidades preparam manifestos em Belém e Santarém, para os meses de janeiro e fevereiro de 2014.
Com a presença de dezenas de entidades dos movimentos sociais: CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; CUT – Central Única dos Trabalhadores; Consulta Popular; UJS – União da Juventude Socialista; Juventude Kizomba; Juventude Levante; MOPS – Movimento Popular de Saúde; UNEGRO – União Negros pela Igualdade; Sindicato dos Servidores Públicos – CTB; Sindicato dos Aposentados – CUT; Sindicato dos Rodoviários; Sindicato dos Bancários – CUT; Sindicato dos Pedagogos; UBM – União Brasileira de Mulheres; MMM – Marcha Mundial de Mulheres; PT – Partido dos Trabalhadores; PCdoB – Partido Comunista do Brasil; Vereadora Sandra Batista (PCdoB-Belém) e Instituto Lauande foi realizada, no dia 03 deste mês, a Plenária dos Movimentos Sociais, no Auditório do Sindicato dos Bancários do Pará, em Belém.
Esta plenária foi convocada pelas Centrais Sindicais (CTB, CUT, UGT, NCST, CGTB e FS) e as entidades sindicais, populares e sociais para debater “O estado do Pará e saídas para a crise”
ENROLAÇÃO: A partir daí, segundo as entidades, foi iniciado processo de enrolação por parte do estado, com dezenas de reuniões com técnicos, com vice-governador, com a Casa Civil e com o próprio governador e nada foi apresentado de concreto.
Nesse tempo a crise se instala em nosso estado, em todos seus segmentos.  De acordo com os movimentos populares, a saúde foi entregue à ganância do setor privado; a mobilidade urbana torna insuportável o dia a dia do cidadão; a educação paralisada pela insensibilidade do governo estadual, com grandes problemas à juventude paraense e a insegurança instalada, onde a cada dia só se vê assassinatos, assaltos e violência.
COMBATE: Diante desse quadro as entidades presentes verificam a necessidade de definir linha comum de combate a esse governo. Definir uma saída popular para a crise instalada no estado do Pará, com reflexos na qualidade de vida do povo trabalhador.
Após os debates foram aprovadas as seguintes propostas:
Reestruturar, no Pará, a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS-PA), no formato adotado nacionalmente, aberto a adesão das entidades sociais e populares, com coordenação executiva. Essa definição deverá ocorrer em fevereiro/2014 em Plenária estadual, precedida de seminário que irá definir linhas unitárias com o foco de que esse governo não interessa aos trabalhadores e se esgotou.
Provisoriamente foi definida uma executiva que terá a responsabilidade de organizar o seminário e coordenar atividades do CMS até a realização da plenária e ficou composta por CTB, CUT, UJS, Kizomba, Unegro, MMM Marcha, Levante e Consulta Popular.
MARCA RASGAJATENE: Foi definida a utilização da marca “RasgaJatene”, nas atividades do CMS e das entidades sociais no Pará até a conquista do fim desse governo antissocial. Notadamente nas datas de ações de rua, buscando um forte tuitaço. Foi incluída na pauta das entidades e dos movimentos sociais a pauta entregue ao governo em junho/13, acrescida da luta pela reforma política em constituinte exclusiva; a luta pela democratização da mídia e do combate aos leilões de petróleo e de projetos de privatização do estado.
Como método de trabalho foi definido enraizar o CMS e o movimento “RasgaJatene”, com atividades nos bairros de periferia, nas escolas, universidades, locais de trabalho e praças, com ações de cultura, música, vídeo atraindo a população para debater as mazelas no Pará e as saídas para a crise. Essas ações devem se realizar na capital e no interior do estado.
ARTICULAÇÃO: De imediato deve ser construída página no facebook e articular com as mídias das entidades sindicais e populares e nas rádios comunitárias a divulgação de nossos materiais, propostas e o “RasgaJatene”.
Foi definida uma agenda que deverá ser acrescida a partir de ações das entidades e movimentos sociais e populares, onde se buscará realizar unidade para fortalecer as lutas e chegará a um grande ato de rua em fevereiro de 2014, com o mote de “RasgaJatene”.
Foram propostas outras atividades como o questionamento ao Ministro Luiz Fux por manifestação desrespeitosa aos trabalhadores do serviço público; Plantão na Alepa (local de muitas manifestações); Ações do Movida, aos domingos na Praça da República. Foi dado informe acerca da necessidade de ampliar o uso das rádios e de criar TV’s comunitárias.
Os presentes encerraram a reunião em clima de luta e satisfação por ter sido dado inicio a um processo organizado de combate ao pior governador do Pará dos últimos anos, gritando “RasgaJatene”. Para o Movimento, o povo do Pará não agüenta mais tantos desmandos do Governo Jatene.
PROTESTOS EM SANTARÉM: Além das entidades de Belém, em Santarém diversas entidades preparam ações de protesto contra a má gestão do governador Simão Jatene. Lideranças comunitárias, entidades estudantis e religiosas preparam atos de protesto para o inicio de 2014 contra o Governo Jatene.
Nas últimas visitas de Simão Jatene a Santarém, os questionamentos da população sobre promessas e crises do governo vem se multiplicando. Desta vez, os assuntos mais relevantes foram a greve da Polícia Civil, as denúncias contra a Pró-Saúde (que administra o Hospital Regional de Santarém) e a construção do Centro de Convenções e do Ginásio Poliesportivo, além da inauguração de uma quadra coberta na Escola Rio Tapajós.
FALTA DE EXPLICAÇÃO: Procurado pela nossa equipe de reportagem, Simão Jatene esquivou-se do repórter quando o tema foi a greve dos policiais civis. Ele disse não poder responder no momento e deixou a equipe sem explicações.
Sobre as denúncias contra a Pró-Saúde e a permanência da Organização Social na administração dos hospitais do Estado, Jatene rebateu: “A experiência da OS tem sido bem sucedida, isso é fato”. Nas últimas semanas, a imprensa do Pará publicou denúncias de irregularidades financeiras da Pró-Saúde, que estaria obtendo lucro originário dos recursos do Governo do Estado e investindo o dinheiro em hospitais no Estado de São Paulo.
Uma das promessas do governador para Santarém desde o início da sua gestão foi a construção de um Centro de Convenções. Questionado sobre o andamento do projeto, Jatene, disse estar procurando terreno para a instalação do centro, resposta que se repete por cerca de três anos. “O grande desafio é a questão do terreno, estamos vendo com o Prefeito e ele já me disse que tem dois terrenos”, disse Jatene.
O Ginásio Poliesportivo, outra promessa de governo, está com as obras em passos lentos. A construção já provocou muitos problemas estruturais durante o inverno, causando alagamento em várias casas localizadas próximas a obra.
Com informações do RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.