sexta-feira, 25 de outubro de 2013

NILDO ASSUME PREFEITURA INTERINAMENTE, E DIZ QUE VAI ESPERAR DECISÃO FINAL DO CASO VANDO



"Uma decisão da justiça eleitoral da Comarca de Altamira provocou comoção e revolta geral entre a população de Vitória do Xingu que foram as ruas pedir a volta do prefeito cassado".

Momento oficial da posse do prefeito interino Nildo Oliveira e de Renildo Rebelo hoje pela manhã na Câmara Municipal
A revolta popular que chegou a abalar os alicerces da Câmara municipal de Vitória do Xingu teve início quando A Justiça Eleitoral publicou na manhã desta segunda-feira (21), sentença que cassou o mandato do prefeito e do vice com base em denuncia de abuso de poder político na eleição de 2012, por entender, o Magistrado, que houve distribuição gratuita de kits escolares, incluindo tablet’s, pelo então Secretário de Educação à época, conhecido por “JUCA”, para alunos do ensino fundamental.

A cassação foi um momento único na história política nacional, pois na época da distribuição dos kits escolares, o prefeito nem mesmo se encontrava no município. Mesmo assim a decisão única e rara na política foi assinada pelo juiz Horácio de Miranda Lobato Neto, na 18ª Zona Eleitoral de Altamira, no último dia 17. A sentença judicial condenou o então prefeito Erivando Amaral a pagar multa de R$ 30 mil; e multou
em R$ 5 mil o vice-prefeito José Caetano. O juiz declarou ainda inválidos os votos que elegeram os investigados, em 2012.
Diploma outorgado pelo povo a Vando e Caetano é ameaçado pela justiça eleitoral. 
é possível que o TRE convoque uma nova eleição. Na decisão, o juiz determinou que os autos sejam encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE), recomendando que, no prazo de 30 dias, informe as providências legais tomadas.
REAÇÃO E REVOLTA GERAL DA POPULAÇÃO- Os nove vereadores que compõe a Câmara municipal de Vitória do Xingu presentes na sessão foram unanimes em apoiar e pedir o retorno do prefeito Erivando Amaral na condução da administração municipal. Nas ruas, cartazes e palavras de ordem da população, mostravam o apoio que o prefeito Erivando recebe da população pelas obras que implantou e outras que estão em andamento. Por sua vez, o prefeito interino, o vereador Genildo Oliveira, (Nildo), presidente da Câmara municipal, ficando em seu lugar o vereador Renildo Rebelo, assumiu a administração, com base em um documento oficial, emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará, que dá o direito de assumir o cargo de prefeito da cidade de Vitória do Xingu interinamente. Por telefone, Nildo informou ao blogueiro Xarope que nada vai mudar enquanto ele estiver á frente do Poder público municipal: “estou visitando as secretarias municipais, fazendo uma análise do trabalho empreendido por cada uma delas”, assegurou Nildo. Mesmo descartando qualquer mudança imediata na máquina administrativa municipal, o prefeito interino Nildo pediu que cada secretário colocasse o cargo á disposição. No município, ele disse que assume o cargo interinamente, mas que vai esperar decisão mais concreta do TRE. Nildo  foi por duas vezes vereador e na ultima eleição de 2012 foi o vereador mais votado do município,  e por unanimidade foi escolhido para ser o chefe do legislativo municipal.
Fato inédito: Povo indignado ocupa as ruas de Vitoria pedido a volta do prefeito Vando
Logo que foi anunciada a decisão, o povo se concentrou nas ruas e nas galerias da Câmara municipal, pedindo a volta imediata do prefeito Vando e seu vice. Erivando Amaral se destacou na história do município como o prefeito que mais trabalhou pelo desenvolvimento de Vitória do Xingu com ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida do povo vitoriense em todos os aspectos e em todos os setores da administração. Respeito e valorização dos servidores e do povo do município, honrando seus compromissos para o qual foi eleito com mais de 60% dos votos.
Por ter tirado Vitória do Xingu do marasmo, do atraso e provar que o dinheiro público pode ser administrado com responsabilidade, compromisso, honestidade, fazendo investimentos em beneficio do povo, é que Erivando Amaral se tornou vítima de um grupo de meia dúzia de pessoas irresponsáveis que querem o atraso de Vitória do Xingu e querem a qualquer custo o poder municipal para fazer dele  sua propriedade sem nenhum compromisso com o povo e com o desenvolvimento da cidade e da zona rural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.