quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Vereadora do PT denuncia loja por ocupar espaço público

Vereadora Ivete Bastos denunciou na Câmara favorecimento à empresa particular


Vereadora Ivete Bastos denunciou na Câmara benesses que a empresa está recebendo, ao ocupar espaço públicoA instalação de uma loja de variedades no espaço público do Parque da Cidade levou a vereadora Ivete Bastos (PT) a denunciar o caso. Reclamações sobre a licença de funcionamento da loja foram encaminhadas por moradores das proximidades e freqüentadores do Parque da Cidade à Câmara Municipal de Santarém, bem como foi denunciado pelo jornal O Impacto.
Em pronunciamento na Câmara, Ivete Bastos tratou do assunto relacionado ao Parque da Cidade, onde uma loja (Armazéns Paraíba) está realizando vendas no espaço Pérola do Tapajós e, que cinco carretas com produtos estão dentro da área. Há pouco tempo a Secretária de Mobilidade e Trânsito retirou inúmeros carros do espaço e agora questiona o porquê da permissão das carretas no parque. A Vereadora também questiona sobre a liberação do local por parte da Prefeitura, já que a empresa possui prédio próprio no centro comercial, mas está há quase um mês expondo seus produtos no Parque da Cidade.

As proximidades da data da realização da VI edição do Salão do Livro da região do Baixo Amazonas, no período de 1 a 10 de novembro, preocupa os organizadores por conta do espaço onde acontece o evento está sendo usada pelo Armazém Paraíba. Este ano o santareno Ruy Barata será homenageado. A coordenadora de cultura da Secult/PA, Ana Catarina Brito, explicou que o Salão é mais que uma exposição e venda do livro. Segundo ela, o evento traz uma programação acadêmica e cultural.
Segundo Ana Catarina, alguns espaços para esta edição já estão pré-estabelecidos: malocão, tenda principal, palco principal, laboratório da escola do parque, biblioteca do parque, tenda espaço de leitura, área livre, escola do parque, tenda de contação de história, espaço infantil/área livre, cinema, exposições, sessão de autógrafos e entre outros.
Em maio de 2012, Santarém recebeu o V Salão do Livro da região do Baixo Amazonas. A extensa programação cultural trouxe ao município atividades como cursos, palestras e oficinas de capacitação, no período de 25 de maio a 3 de junho, do ano passado.
O salão aconteceu no Parque da Cidade Pérola do Tapajós, no bairro Santa Clara, e em outros espaços pela cidade de Santarém. Toda a programação foi aberta ao público e teve a entrada gratuita.
O evento, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Cultura de Santarém, é parte integrante da Feira Pan-Amazônica do Livro.
Além do público do Município, o Salão do Livro da região do Baixo Amazonas também recebeu leitores de cidades próximas como Alenquer, Belterra, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná e Óbidos. Eles tiveram acesso a mais de 50 estandes de livrarias e editoras, espalhados numa grande área que também contemplou espaço infantil e praça de alimentação.
Outro assunto diz respeito ao local, segundo a parlamentar, é a área do Parque da Cidade passou a receber imensas carretas de um parque de diversões. Os veículos estão sobre a área de onde a SMT proibiu o estacionamento de carros e motos.
ACIDENTES DE TRÂNSITO: A vereadora Ivete Bastos declarou no plenário da Câmara Municipal de Santarém, que observa as notícias provenientes dos finais de semana, e analisa que nossa região tem registrado inúmeros acidentes de trânsito e muitos casos de violência como assaltos e mortes.
Ela afirma que o governo estadual não está dando a devida importância para o assunto e espera que esta situação possa ser amenizada. A aliança política entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Pará virou alvo de críticas de parlamentares e da população em geral.
Para analistas políticos, o alinhamento entre a Prefeitura e o Governo do Pará deveria render bons frutos para o Município, porém, até o momento a população santarena clama por melhorias e por atenção da administração pública estadual.
Além da falta de atenção do Governo do Pará, para resolver a ‘carnificina’ do trânsito em Santarém, a vereadora Ivete Bastos também denunciou a precariedade na saúde pública. Para ela, a saúde pública no Estado do Pará é alarmante, principalmente nos casos de dengue.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Santarém é um dos municípios com maior número de registros totalizando 1.408, entre esses, inclui os casos confirmados através de exames. Solicita que este setor deve ser prioridade para a gestão municipal.
Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.