terça-feira, 24 de setembro de 2013

Incra Belém assina primeiros contratos de Assistência Técnica Extrativista no Marajó e Nordeste paraense

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através de sua Superintendência Regional em Belém (SR-01), assina nesta quarta-feira (25/09) os primeiros contratos de assistência técnica e extensão rural para famílias beneficiárias de Projetos Agroextrativistas (PAE) e unidades de conservação em situação de vulnerabilidade social. O valor total dos contratos360 × 270 - topgyn.com.br ultrapassa R$ 71 milhões.
As três empresas contratadas para prestação dos serviços de ATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-PA), Instituto Peabiru e Ambiente - foram selecionadas através de Chamada Pública nacional feita no início de 2013 para atender 26.597 famílias extrativistas beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária nos estados do Pará, Acre e Amazonas.  Desse total de famílias, 16.743 estão em projetos agroextrativistas situados em 10 municípios do Marajó e em três reservas extrativistas (Resex) do Nordeste paraense.
O objetivo da ação é promover a inclusão social, econômica e produtiva dessas famílias, que estão abaixo da linha de pobreza, por meio do planejamento, implantação e comercialização da produção familiar e coletiva, para garantir a segurança alimentar e o incremento da renda.
As empresas prestadoras do serviço vão levar a assistência técnica para cerca de 60% das famílias assentadas pelo Incra em municípios marajoaras que apresentam os piores IDH do Pará e do Brasil; Muaná e Curralinho como exemplos.  A ação de ATER vai cobrir cerca de 10% da superfície da região do Marajó, além de beneficiar mais da metade das famílias do meio rural identificadas pelo IBGE como agricultores. O Incra está presente no Marajó com 142 projetos agroextrativistas em 13 dos 16 municípios da região.


Foram convidados para o evento  gestores  dos municípios ; lideranças dos movimentos sociais e das associações de famílias, além de representantes de órgãos estaduais e federais. Será oferecido um coffre-break à imprensa e aos convidados.

 -----------------------------------------------------

Serviço

Evento: Assinatura de primeiros contratos de assistência técnica extrativista no Marajó.
Dia: quarta-feira, 25/09/2013
Hora: 09 h
Local: Sede da Superintendência Regional do Incra em Belém (SR-0), Estrada da Ceasa, s/n. Bairro do Souza. Belém-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.