segunda-feira, 22 de julho de 2013

XAROPADA: Em vídeo, deputado federal ensina a comprar votos e a difamar adversários

"Reportagem do Fantástico mostrou Aelton Freitas (PR-MG) orientando pessoas em Minas Gerais".
Uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, mostrou na noite deste domingo um vídeo em que o deputado Aelton Freitas (PR-MG) dá uma aula sobre como disputar uma eleição. O parlamentar explica como comprar votos e difamar os adversários na disputa. 
Antes de ser eleito deputado, Freitas foi senador — substituiu José Alencar, que deixou o Senado para assumir a vice-presidência da República, em 2003, informou a reportagem. 
O vídeo, em que o deputado aparece em um restaurante em Capetinga, no interior de Minas Gerais, foi gravado em setembro do ano passado, às vésperas das eleições municipais. 
Para comprar voto, Freitas sugere a "técnica do cartãozinho", em que cartões com valor de R$ 100 cada seriam distribuídos. O valor seria pago só se o candidato fosse eleito. 
O DEPUTADO EM SUA DEMONSTRAÇÃO DE COMPRA DE VOTOS
Outra lição é sobre boatos contra adversários, para o qual Freitas sugere criar um "esquadrão da fofoca", que circularia em locais públicos para falar mal do concorrente. 
Por fim, o deputado mineiro orienta os aprendizes a usar a verba das emendas parlamentares para beneficiar os municípios onde obteve mais votos. 
Procurado pelo Fantástico, o deputado disse que deu as declarações em uma "reunião fechada entre companheiros", onde "de repente a gente fala muita coisa que não deve, que não pode". Ele também informou que não sabia que o papo estava sendo gravado.
Freitas negou que tenha ensinado a comprar votos na eleição municipal de Capetinga e afirma que jamais pagou para que votassem nele, concluindo que a gravação não passou de uma "brincadeira". Uma cópia do vídeo, informou a reportagem, foi entregue anonimamente ao Ministério Público em Minas, que enviou o material para a Procuradoria Geral da República. A Câmara, que está em recesso, não se manifestou sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.