segunda-feira, 15 de julho de 2013

Belo Monte faz reaproveitamento de água

A preservação do meio ambiente é uma preocupação constante do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM). Pensando nisso, uma das medidas adotadas para minimizar os impactos ambientais nos canteiros de obras é o sistema de reaproveitamento da água utilizada nas oficinas durante a limpeza de equipamentos.
No processo, a água resultante da limpeza é encaminhada por meio de tubulação para uma caixa de decantação que retém a terra. A partir daí é encaminhada para a Caixa Separadora de Água e Óleo (SAO). Em seguida, a água é bombeada para um depósito e já pode ser reaproveitada.
O óleo retirado neste processo é diariamente coletado e armazenado nos tanques de óleo lubrificante que serão destinados para refino. O ajudante de produção do CCBM Sérgio Ribeiro da Silva foi treinado pela equipe de Meio Ambiente para trabalhar neste processo. “Esta ação diminui significativamente  a contaminação do solo”, aponta.
O encarregado de serviços gerais Jesus de Souza Lima cuida do processo no local e se orgulha do trabalho que realiza diariamente, junto com seus colegas, para o bom andamento da obra e preservação do meio ambiente.
O engenheiro de Obras Reginaldo Aparecido da Silva elogia a iniciativa. “Com o engajamento e apoio de todos na construção da caixa SAO, provamos que é possível produzir utilizando o mínimo de recurso sem comprometer as atividades”, acentua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.