quinta-feira, 6 de junho de 2013

VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DE SESSÃO NA CÂMARA de Santarém

Os vereadores Mirins do Projeto Sol cidadão legal em pose em frente do poder Legislativo de Santarém
Os vereadores da câmara de Santarém receberam durante a sessão ordinária a visita dos vereadores mirins que fazem parte do Projeto Sol cidadão legal, o projeto Sol é bastante conhecido em nossa cidade por desenvolver atividades de cidadania mobilizando alunos de escolas estaduais. O projeto que inclui a participação de vereadores mirins iniciou em 2012 no colégio Frei Ambrósio e conta com a coordenação da professora Eliana Mara.
A dinâmica parece uma brincadeira, porém os alunos levam tudo muito a sério e com grande responsabilidade nas ações e promessas realizadas durante as campanhas na escola. O procedimento legislativo e executivo escolar, inclui um 1 prefeito, 1 Vice, 6 Secretarias e conta com a participação de 7 vereadores, os trabalhos também seguem com apresentação de projetos de lei e o exercício da função primordial desta classe que é fiscalizar, legislar e executar principalmente melhorias para “população escolar”.
E esta inciativa começou com bons resultados, no mesmo ano em que foi instituído garantiu nacionalmente o 4º lugar na disputa de projetos voltados para a educação fiscal, o que tornou as funções ainda mais sérias, pois a partir de agora cada aluno deve iniciar os seus trabalhos de acordo com as funções destinadas.
A primeira etapa consiste em tornar tudo ainda mais concreto, os alunos visitaram a câmara de vereadores para observar a rotina e o método de como organizar uma sessão, os parlamentares mirins tiveram a oportunidade de acompanhar as apresentações e defesas de projetos e principalmente a linguagem utilizada durante o tempo de tribuna. A experiência vivenciada hoje vai contribuir para realização dos encontros que acontecem na primeira sexta-feira do mês.
O primeiro encontro está confirmado para está sexta dia 6 de Junho, aqui na câmara em horário regimental (9:00h). O projeto deve ainda servir de exemplo para outras escolas do nosso município, a partir do ano que vem as funções devem ser expandidas através da realização das eleições para governador e deputados.
Fonte: ASCOM/CMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.