sábado, 29 de junho de 2013

Polícias Civil e Federal prendem envolvidos em tráfico internacional de drogas


Polícias Civil e Federal prendem envolvidos em tráfico internacional de drogas
As Polícias Civil e Federal prenderam, nesta quinta-feira, 27, em operação conjunta, seis pessoas da mesma família envolvidas em um esquema de tráfico internacional de drogas, em Belém. Denominada de Operação "Hunter", a ação policial foi deslanchada, por volta das 06 horas, quando os policiais cumpriram os seis mandados de prisões dos oitos decretados. Um dos presos é o patriarca da família, Eliezer de Oliveira Pereira. Também estão presos Risoneide de Souza Pereira (esposa de Eliezer), Kelson Kenedy de Souza Pereira (filho), Risomar Rodrigues de Souza (cunhada), Priscila dos Santos Fonseca (nora) e Michele de Freitas Pimentel (nora). Estão foragidos o líder do bando, Carlos Castillo, conhecido por “Beto Peruano”, que é marido de Risomar, e Pedro Paixão. A droga estava guardada em uma ilha, a 40 minutos de Belém, no outro lado da baía. As investigações duraram cerca de quatro meses. Os presos responderão por associação ao tráfico e por tráfico de entorpecentes interestadual e internacional.

Bando preso no ano passado
Bando preso no ano passado
mesma família já foi presa, em novembro de 2007, durante a operação "Leticia", realizada pelas Polícias Federal e Civil. Na época, foi apreendido 129 quilos de cocaína, droga transportada de Tabatinga ou da Colômbia. Foram todos condenados e presos. Após meses, eles recorreram da sentença na Justiça e atualmente estão aguardando resultado do recurso em liberdade.

O trabalho investigativo teve início, em outubro do ano passado, quando três homens - Válber Luiz Pereira, Henry de Souza (filho de Risomar) e Diego Paixão - foram presos em flagrante por tráfico internacional de drogas. Eles eram os responsáveis em fazer o transporte de um carregamento de cocaína.
As prisões foram realizadas durante operação coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil. Na época, explica o delegado Hennison Jacob, titular da DRE, a droga foi transportada, via fluvial, até Belém, desde a cidade de Tabatinga, no Amazonas, na fronteira com a Colômbia.
Válber Luiz Pereira, pescador e natural do Pará, foi abordado logo após chegar a um porto, na rodovia Arthur Bernardes, bairro de Val-de-Cães, em Belém. Interrogado, ele levou os policiais ao local onde havia deixado a droga. Válber Pereira foi identificado como o responsável pelo transporte da droga desde o município de Tabatinga, no Amazonas. Acompanhados pelo pescador, os policiais localizaram o ponto na ilha onde estava a cocaína. A droga foi achada dentro de um barco.

Ali, Henry de Souza (filho de Risomar), que é amazonense de Tabatinga, e Diego Paixão, paraense, foram presos. Os dois eram responsáveis em tomar conta do entorpecente. Após as prisões em flagrante, as investigações foram encaminhadas à Justiça Federal, na época, por se tratar de tráfico internacional de drogas. Com o andamento das investigações, a Polícia Federal requisitou a participação da Polícia Civil na operação para cumprimento dos mandados de prisão dos demais membros da associação de traficantes de drogas. O bando, conforme as investigações, já conseguiu transportar cerca de 100 quilos de cocaína. A rota da droga já é conhecida. Procedente da Colômbia, a cocaína entra no Brasil via Tabatinga, de onde é transportada até Manaus. Em seguida, segue pelo oeste do Pará até chegar à região de ilhas da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.