segunda-feira, 3 de junho de 2013

Municípios da região de Belo Monte receberão recursos para saúde

Hospital Regional de Transamazônica está sobrecarregado e precisa ser ampliado.
O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, assumiu, neste sábado (1º), na Fundação Santa Casa, o compromisso com o Governo do Estado e municípios da região da hidrelétrica de Belo Monte, de repassar os recursos necessários para melhorar a estrutura de serviços de saúde dos nove municípios da região, para garantir atendimento de qualidade à população fixa e flutuante atraída pelo grande projeto. “O Estado deverá apresentar uma planilha detalhada sobre a situação de cada município para que os recursos sejam viabilizados pelo Ministério da Saúde”, afirmou.
O encontro de Helvécio Magalhães com os gestores municipais contou com a presença do secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco. Franco comentou sobre os transtornos que o projeto da hidrelétrica têm causado aos nove municípios do entorno de Belo Monte e expôs como está a estrutura hospitalar de Altamira.
Segundo o secretário estadual, o Hospital Regional de Transamazônica está sobrecarregado e precisa ser ampliado. Com apoio da Norte Energia, o Hospital São Rafael será transformado em Hospital Materno-Infantil e um novo hospital de 50 leitos será construído ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Os gestores reivindicaram, ainda, o cadastramento e financiamento de novos serviços especializados na região, como Neurologia, Pediatria, Traumato-ortopedia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, assim como de exames especializados (ultrassonografia, eletrocardiografia, raios-X, colposcopia etc.), e a efetivação das Redes de Urgência e Emergência, Atenção Psicossocial, além de outras demandas já apresentadas.
Os gestores questionaram o Ministério da Saúde, que não tem cumprido as portarias Nº 1237 e 1377, de junho de 2012, que definem incentivo financeiro para compensação dos fluxos migratórios nos municípios com impacto direto da implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
(Diário do Pará, com informações da Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.