terça-feira, 26 de março de 2013

Vereador do PT afirma que o governo ainda não desceu do palanque em Belterra

Por Gerciene Belo

Oriundo da Floresta Nacional do Tapajós, o vereador João Pedro  (PT), no município de Belterra expõe que a exploração ilegal de madeira conta, na maioria das vezes, com suporte  dos próprios comunitários e a omissão das autoridades.
O petista João Pedro cobra mais trabalho
Embora o discernimento tenha mudado entre os comunitários que moram nas diversas comunidades existentes na Floresta Nacional do Tapajós, ganhando com a isso, o desenvolvimento sustentável ele avalia que se existe ainda exploração ilegal de madeira na região, esta é feita com ajuda e suporte de alguém de dentro das comunidades.  “O madeireiro não consegue fazer isso sozinho. Todas as apreensões que já foram feitas pelo Ibama, se descobriu  que tinha ajuda de gente da FLONA, o que é uma grande tristeza para nós, que deveríamos ser os primeiros a fiscalizar”, disse ele, avaliando também que a grande extensão da Floresta dificulta a fiscalização mais abrangente e por conta disso, ainda existe muito roubo de madeira através de ramais clandestinos.

Embora já se permita a exploração madeireira na Flona através dos planos de manejos engrossando muitas alternativas de sobrevivência econômica para as centenas de famílias e ainda permitindo direcionamentos tributários para os municípios de Aveiro e Belterra, ainda é comum ouvir de algumas autoridades que esses municípios não crescem economicamente por conta dos limites com a unidade de conservação, o que para ele não passa de pura balela. “Se essa área não estivesse nas mãos das comunidades estaria nas mãos de poucos. E não é verdade isso. Existem áreas extensas de soja que não trazem nenhum beneficio. 
Nem em tributos. A Flona beneficia as comunidades e ainda divide uma parcela rentável aos municípios. Se eles não crescem é por falta de planejamento e organização”, rebate afirmando que mesmo sendo do PT afirma que o governo atual do município ainda não desceu dos palanques e nem se firmou através de ações que foram prometidas em campanha. “Tá devagar”, sintetiza dizendo que falta os gestores procurarem alternativas de desenvolvimento, apesar dos recursos limitados.

Ruas de avenidas de Belterra precisa de mais ação do governo municipal
Belterra após oito anos de governo do PT, com Geraldo Pastana,  ainda conseguiu ganhar mais quatro anos, desta vez, com Dilma Serrão. Em visita ao município na manhã de hoje (26), foi possível comprovar que a Bela Terra está se transformando para pior. Nunca se viu tanta omissão do governo e tanto descaso. Amanhã, divulgaremos mais detalhes sobre isso, assim como as fotos que falam bem mais alto do que um bom som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.