domingo, 24 de março de 2013

São Francisco vence Remo por 3 X 1 e respira no Parazão


O goleiro Jader agradece logo após a vitória por 3 X 1

"Retomar a boa fase. Com essa missão, o Clube do Remo entrou em campo pela sexta rodada do segundo turno do Campeonato Paraense, contra o São Francisco, às 17h, no estádio Colosso do Tapajós. Diante do Leão Mocorongo, que não vencia há nove jogos, o Leão da capital perdeu o terceiro jogo consecutivo e fracassou".
Com grande exibição dos donos da casa, o Clube de Periçá foi derrotado pelo placar de 3 a 1, ficando de fora do grupo dos quatro primeiros que avançam à semifinal. Os gols do São Francisco foram marcados por Jeferson, Diego Carioca e Mário Augusto. Fábio Paulista, que chegou a perder a chance mais clara de gol, ainda diminuiu para os azulinos. 
Se o torcedor remista saíram triste em mais uma rodada da Taça Estado do Pará, os santarenos fizeram a festa, pois se mantiveram vivos na briga contra o rebaixamento para a fase seletiva ao vencer um dos concorrentes ao título, somando seus primeiros pontos neste returno.
Na última e decisiva rodada da fase de classificação, com todos os jogos na quarta-feira (27), às 20h30, no Baenão, o Clube do Remo precisará vencer o Águia de Marabá, time que também precisa ganhar para fugir do rebaixamento. Já o São Francisco pegará o Cametá, no Parque do Bacurau, na luda dos que querem se manter fora do Z2 (zona de rebaixamento).

1º Tempo: Leão de Santarém sai na frente - Apesar da chuva que caía em Santarém por mais de 12 horas consecutivas, Clube do Remo e São Francisco não tiveram dificuldades para rolar a bola no Colosso do Tapajós. As duas equipes, no entanto, não aproveitaram as boas condições do campo nos primeiros cinco minutos e privilegiaram a marcação, sem jogadas incisivas no ataque.
Com o gramado molhado, a bola correu mais do que normal e obrigou os jogadores a procurarem lances de velocidade. O Remo buscava o lado esquerdo para desenvolver suas jogadas. Berg e Leandro Cearense ensaiavam algumas avançadas para envolver a defesa santarena.
Em contrapartida, um ex-azulino é quem se encarregou de puxar os lances de ataque para o São Francisco. O lateral-direito Levy tentava aproveitar o espaço deixado por Berg, mais efetivo no ataque, mas não conseguia chutar a gol até a marca dos 10 minutos.
O primeiro chute a gol levando perigo a um dos goleiros surgiu apenas aos 13 minutos, quando o atacante Jeferson recebeu passe dentro da grande área remista, ganhou na velocidade do zagueiro adversário e bateu com a perna esquerda, por cima do gol, deixando o goleiro Fabiano em alerta.
No lado do visitante, o Clube do Remo, foi Leandro Cearense quem assustou o goleiro Jader. Aos 18 minutos, o camisa 9 do Leão de Belém aproveitou passe de Thiago Galhardo e arriscou um chute forte, mirando o ângulo direito, mas a bola passou caprichosamente ao lado da trave. O Remo chegou perto.
A bola parada também era um recurso a ser explorado pelos dois times. Quem quase marcou gol em cobrança de falta foi o Leão Mocorongo. Em falta na entrada da área, o lateral-direito Levy cobrou com categoria e mandou a bola perto da meta de Fabiano.
O Leão do Baenão deu a resposta com lance ainda mais perigoso. Em jogada na zona central da área do São Francisco, Leandro Cearense ganhou do goleiro e do zagueiro santareno e passou a bola de ‘bandeja’ para Fábio Paulista que, sem ninguém na sua frente, chutou por cima do gol. O atacante ficou lamentando a chance inacreditável que foi desperdiçada.
Como no velho ditado do futebol, que diz que ‘Quem não faz, leva’, o São Francisco colocou a bola para o fundo da rede logo no lance seguinte. Após chegada como 'homem-surpresa' na entrada da área, Diego Carioca emendou um chutaço, rasteiro, não dando chances a Fabiano. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. São Francisco 1 a 0, aos 29 minutos.
O Remo não se abateu e precisou de quatro minutos para deixar tudo igual no placar. O ‘vilão’ de um gol perdido, Fábio Paulista, redimiu-se com o Fenômeno Azul e aproveitou outro passe de Thiago Galhardo, que o deixou na boa, de frente para o goleiro Jader, para chutar no meio do gol e empatar a partida, aos 33 minutos. 1 a 1.
No chamado ‘lá e cá’, logo o time de Santarém tratou de ficar na frente novamente. Em lindo lance individual na entrada da área do Clube do Remo, o atacante Jeferson puxou a bola para a perna esquerda e mandou uma bomba, no ângulo, indefensável para Fabiano. Um golaço. Aos 36 minutos, São Francisco 2 a 1.
O gol não acomodou a equipe comandada pelo técnico Joacyr Moura, estreante da tarde.A velocidade continuava a ser um recurso para fugir da marcação remista, apostando em um vacilo do adversário, principalmente com Ricardinho, que insistia nas tentativas de roubar a bola no campo de ataque.
Jeferson, porém, foi quem ficou mais próximo de marcar o seu segundo gol no primeiro tempo. O atacante do São Francisco recebeu bola dentro da área, em boa condição para finalizar, mas se desequilibrou e bateu meia-altura para a defesa de Fabiano, que espalmou a redonda para o lado. O lance foi o último do jogo nos primeiros 45 minutos.
2º Tempo: São Francisco acaba jejum e Remo sai do G4 - Precisando pelo menos do empate para não sair do G-4, o Remo voltou para o segundo tempo com a mesma formação que terminou o primeiro. Flávio Araújo apostou na mudança de postura do time para conseguir o resultado que interessava aos remistas.
A vantagem parcial não mudou a forma dos donos da casa atuarem dentro de campo. Logo aos cinco minutos, Mário Augusto dominou bola no lado direito e cruzou para dentro área, achando Aldair, que cabeceou forte e viu a bola ir no travessão. O Leão de Santarém quase fez o terceiro.
Jeferson, de novo! Mário Augusto saiu costurando a defesa do Remo e encontrou o atacante dentro da grande área. Jeferson dominou e, mesmo marcado, bateu rasteiro, forte, mas Fabiano mostrou reflexo e caiu para fazer a defesa.
No lance seguinte, aos 13 minutos, a partida recompensou a busca pelo gol do São Francisco. Após cruzamento de Levy para a área, o meia Mário Augusto apareceu entre os zagueiros do Clube do Remo e completou para o fundo da rede, fazendo o terceiro do time de Santarém. 3 a 1.
Flávio Araújo, imediatamente, chamou o meia Diogo Capela e o atacante Val Barreto. Diogo ocupou a vaga do zagueiro Carlinho Rech e ‘Valotelli’ assumiu o posto de Fábio Paulista, mudando o esquema de jogo do Leão do 3-5-2 para o 4-4-2.
Val Barreto, aliás, foi logo dando trabalho para os zagueiros adversários. O camisa 18 do Remo recebeu na ponta direita e entrou na área, em velocidade. O goleiro Jader tentou se antecipar, mas Barreto deu um toquinho por cima, mandando a bola na rede pelo lado de fora da trave.
Aos poucos o jogo foi ficando à feição para o São Francisco, que amenizou os perigos exigidos pelos comandados de Flávio Araújo. Joacyr Moura orientou e os santerenos a trocarem passes no meio de campo, indo ao ataque apenas 'na boa', como se diz no futebol.
A última cartada do Clube de Periçá na tentativa de uma grande reação, foi a entrada do meia Clebson no lugar de Walber. Com a modificação, Gerônimo foi deslocado para o lado direito, deixando o meio de campo do Remo com apenas um volante, Jhonnatan e três meias, mas quem levou perigo foi o lateral esquerdo, Berg, que acertou um chute forte lamentou a ida da bola na trave franciscana.
No banco de reservas, jogadores do Leão mostravam abatimento, intensificado após o apito final do jogo, após a derrota para o time que não vencia há nove jogos, contando todo o returno parte do primeiro turno. Para o Remo, o placar representou a terceira derrota consecutiva sob o comando de Flávio Araújo.
Ficha do jogo (São Francisco 3 x 1 Remo)
São Francisco - Jader; Levy, Aldair, Perema e Jaquinha (Kiko); Boquinha, Diego Carioca, Pedro Henrique e Mário Augusto (João Pedro); Ricardinho (Elielton) e Jeferson. Técnico: Joacyr Moura
Remo - Fabiano; Zé Antonio, Carlinho Rech (Diego Capela) e Henrique; Walber (Clebson), Gerônimo, Jhonnatan, Thiago Galhardo e Berg; Leandro Cearense e Fábio Paulista (Val Barreto). Técnico: Flávio Araújo.

Gols: Diego Carioca aos 26'/1ºT, Jeferson aos 35'/1ºT e Mário Augusto aos 11'/2ºT (São Francisco); Fábio Paulista aos 30'/1ºT (Remo)
Cartões amarelos: Jader, Levy Jaquinha e Jeferson (São Francisco); Henrique, Walber, Jhonnatan, Thiago Galhardo e Berg (Remo)
Local: Colosso do Tapajós (Santarém/PA)
Hora: 17h
Árbitro: Benedito Pinto da Silva
Assistentes: Hélcio Araújo Neves e Rafael Bastos Cardoso
Regra-três: Manuel Jucimar dos Anjos Picanço
Público: 1.743 (1.443 pag. e 300 grat.)
Renda: R$ 7.215,00
Felipe Saraiva / Carlos Fellip (Portal ORM)
Fotos: Arquivo (O Liberal).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.