quinta-feira, 28 de março de 2013

Povo é impedido de comprar peixe barato em Santarém


Por Gerciene Belo da Redação

Mais uma cena inacreditável na orla em Santarém: o povo impedido de comprar peixe barato para comer na sexta -feira da paixão.
Há uns quatro mais ou menos os criadores de peixe residentes no Estado do Mato Grosso, trazem o peixe de lá para vendido aqui, com um detalhe: mais barato do que os que são pescados aqui mesmo rio tapajós, pelos nossos pescadores artesanais.
Hoje pela manhã  a cena foi deprimente quando a população se juntou nas bancas dos mato-grossenses deixando de lado os pescadores daqui. Estes, por sua vez, resolveram impedir a população de comprar o peixe mais barato, alegando que o povo tem dar prioridade para o pescado da região e não do Mato Grosso.
Ora, a Lei da oferta e da procura é clara. Ninguém pode ser impedido de comprar o que  quiser, nem onde quiser e ao preço que lhe convém. O absurdo reside na falta de vergonha na cara dos nossos pescadores, que possui uma entidade representativa, a Z-20, que só se preocupa em arregimentar recursos de fora, ficando cada vez mais rica, e se esquecendo de que quem ganha mais são os atravessadores do pescado, que vendem o peixe ao “preço dos olhos da cara”, onerando ao consumidor final que somos nós.
Já quase no final da manhã, a população venceu e o peixe barato do Mato Grosso, pode enfim, ser vendido para a satisfação das pessoas que não “arredaram o pé” e fizeram o maior furdunço até que levaram pra casa um peixe com um preço mais justo, para a vergonha dos nossos pescadores e da Z-20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.