sábado, 30 de março de 2013

Orla de Santarém: o cartão de visitas vai mesmo cair?


Por Manuel Dutra Fotos: MD,
Nestes dias de Semana Santa dois transatlânticos estiveram nas águas do Tapajós/Alter do Chão, lotados de turistas fugitivos do frio do Norte do planeta. Ao caminharem pela orla da cidade, uma de suas diversões (!!) é fotografar urubus que denunciam a sujeira generalizada bem na cara desta cidade que quer ser consagrada como atração para visitantes. E é, mesmo com tantos problemas. Só que ... a imagem que os turistas levam deve ser essa mesma, lixo e feiura.
Depois que a Prefeitura permitiu o asfaltamento de parte de uma das mais bonitas praias de Alter do Chão, afinal abortada graças à imediata denúncia de blogueiros, agora a decantada Orla da cidade está assim, como mostram estas fotos: o passeio está afundando, recebendo infiltração das chuvas. No carnaval, um pequeno trecho cedeu próximo a um local a que chamam  de "estação turística", imediatamente coberto com cimento. Que venham os turistas para essa tal "estação".
A Orla está sobre um aterro construído há 40 anos e que não foi projetado para o peso que hoje recebe. A concentração de eventos, com imensos carros de som, o trânsito cada vez mais pesado e até a passagem de caçambas cheias de material de construção, tudo isso está colocando em sério risco a cara de Santarém. Do jeito que vai, a cidade corre o risco de ficar como que desdentada, banguela ou sem cara. Não tardará que a Orla entre para a lista do já-teve, como outras coisas boas que se foram. Assim será se agora as medidas necessárias não forem tomadas. Vão fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.