quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Santarém, entre as cidades campeães de violência, diz MJ

Assaltos, homicídios, roubos e furtos são registrados diariamente pelas autoridades de segurança do Município


"O crescente índice de criminalidade preocupa autoridades e a população de Santarém, no Oeste do Pará. Assaltos, homicídios, roubos e furtos são registrados diariamente pelas autoridades de segurança do Município. Em um estudo divulgado pelo Ministério da Justiça, Santarém aparece entre as cidades mais violentas do Brasil".
O estudo foi realizado, em 2010, pelo Ministério da Justiça e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 283 cidades brasileiras que possuem mais de 100 mil habitantes, segundo o Censo 2010. Além de Marabá e Belém, também fazem parte desta lista Marituba, que aparece como a 15ª cidade mais violenta para jovens; seguida de Ananindeua, como a 28ª – na Região Metropolitana de Belém. Na sequência aparecem Parauapebas (29ª), Abaetetuba (31ª), Castanhal (50ª), Bragança (87ª), Santarém (107ª) e Cametá (116ª).
Nos dez municípios paraenses com população acima de 100 mil habitantes considerados violentos para o público jovem, crianças e adolescentes além de expostos à criminalidade, também estão à evasão escolar e a má distribuição de renda.
Para fazer o levantamento, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública levou em consideração os números de homicídios e de acidentes de trânsito que envolveram os jovens. Em relação à educação foram observadas a frequência e a evasão escolar, bem como a presença de adolescentes no mercado de trabalho. A geração e distribuição de renda, dos municípios, também foram alguns aspectos analisados.

As cidades consideradas violentas para os jovens brasileiros, segundo o IVJ-Violência, foram aquelas que obtiveram resultados de vulnerabilidade entre “alta” e “médio-baixa”. Das 283 cidades pesquisadas, 120 ficaram nestas médias – entre este total, aparecem os dez municípios paraenses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.