sábado, 12 de janeiro de 2013

MÁFIA DA MADEIRA


“FOFO” O REI DA MADEIRA ILEGAL NO RIO CURUATINGA E ÓBIDOS

Investigação em andamento esta próxima de revelar o maior escândalo envolvendo a máfia dos madeireiros ilegais que atuam na região oeste do Pará e que movimenta milhões de dólares com a comercialização de madeiras retiradas ilegalmente de nossas florestas.

Um integrante da quadrilha, resolveu “abri o bico” e falou como o esquema funciona, como é que se transforma madeira ilegal em madeira certificada e como alguns ganham milhões com esta prática criminosa.

O nosso informante, que chamaremos de  J da Arte, confidenciou que um dos grandes chefes da máfia da madeira ilegal é o madeireiro que atende pela acunha de “Fofo”.

“Fofo”, segundo o nosso informante,  é responsável por inúmeras balsas que saem do Rio Curuatinga com madeira ilegal e que depois são “esquentadas” com Notas e Guias Florestais de Projetos de Manejo de outras localidades, tornando assim legais as madeiras retiradas ilegalmente.

J da Arte, disse ainda que o esquema conta com a participação de funcionários dos órgãos responsáveis em reprimir os crimes ambientais e que recentemente uma Balsa carregada de madeira ilegal pertencente ao Rei do Crime ambiental, “Fofo”, foi apreendida no Rio Curuatinga.

Acontece que “Fofo”, através de seu esquema, conseguiu a liberação da balsa pagando a quantia de R$ 18 Mil Reais de propina a funcionários públicos. O esquema envolveu ainda a utilização de um “Laranja” que assumiu ser o responsável pela balsa para poder livrar a pele do Rei do Crime Ambiental, conhecido como “Fofo”.

A verdadeira identidade de “Fofo” iremos revelar na próxima matéria, porém já temos o conhecimento de que “Fofo” seria dono de uma serraria na região de Tomé Açu e que agora estaria exercendo atividades ilegais de retirada de madeira na região do Rio Curuatinga  e também na região da cidade de Óbidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.