domingo, 11 de novembro de 2012

Governo do Pará oferece mais 1,6 mil vagas

"Entre os concursos públicos previstos estão os novos certames da Polícia Civil – antigo C-160 e C-161 - com provimento de 620 vagas para os cargos de delegados, escrivãs e investigadores, que foi realizado em setembro passado, mas precisou ser anulado por descumprimento de cláusulas contratuais por parte da empresa vencedora da licitação para realização do certame, que teve o contrato rescindido com o Estado"

O ano de 2013 será de muitas oportunidades para quem deseja a estabilidade de uma emprego na esfera pública. Além das 3.308 vagas em órgãos federais e nas prefeituras que serão disponibilizadas no ano que vem de acordo com o divulgado pelo DIÁRIO na edição da última quinta-feira, devem se somar a essas oportunidades mais 1.600 vagas que devem ser oferecidas pelo Estado.
Em janeiro de 2011, quando a atual administração assumiu, o Estado possuía 34 concursos em vigência. Desse total, nove expiraram em 2011 e resultaram na nomeação de 4.495 aprovados. Em 2012, já expiraram outros 14 concursos públicos e, ultrapassando as nomeações de 2011, já foram realizadas 4.583 nomeações. Em geral, nesse 1 ano e 11 meses de governo, ocorreram 9.078 nomeações de aprovados em concursos públicos. Além disso, a Secretaria de Estado de Administração (Sead) prevê a abertura de mais nove concursos para o ano de 2013, que totalizam mais 1.652 vagas no Estado.

Dos mais de nove mil aprovados, nos últimos dois anos, 5.270 foram para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o que corresponde a 60% das nomeações. Em segundo e bem distante da Seduc vem a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com 965 nomeações e, em terceiro, a Defensoria Pública do Estado com 276 nomeações.
Em relação à escolaridade, os que possuem nível superior são a maioria dos nomeados: foram 2,324 em 2011 e 2.950 esse ano. Em seguida aparecem os que possuem nível médio, com 1.480 nomeações em 2011 e 1.069 esse ano. Os com nível fundamental aparecem logo em seguida com 691 nomeações ano passado e 564 esse ano.
Entre os concursos públicos previstos estão os novos certames da Polícia Civil – antigo C-160 e C-161 - com provimento de 620 vagas para os cargos de delegados, escrivãs e investigadores, que foi realizado em setembro passado, mas precisou ser anulado por descumprimento de cláusulas contratuais por parte da empresa vencedora da licitação para realização do certame, que teve o contrato rescindido com o Estado. Novos certames serão abertos ainda no início de 2013 para o preenchimento do mesmo número de vagas, com inscrição gratuita dos participantes que optaram por serem reinscritos em vez de serem ressarcidos com o valor da inscrição.
Outra previsão de abertura de vagas para 2013 será para a área fim do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM), com total de 464 vagas, sendo 38 para oficiais e 426 para soldados. Em seguida, em ordem decrescente com mais de 100 vagas, virão os concursos da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), com provimento de 164 vagas para diversos cargos; da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com 152 vagas para cargos de área meio e fim, e a Fundação Carlos Gomes (FCG), com 114 vagas para professores de música. Ainda há previsão para a Fundação Amazônia Paraense (Fapespa), 86 vagas para diversos cargos, e para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), com 52 vagas para área meio.
“Divulgamos esta informação com base na abertura dos processos de solicitação dos órgãos, que já se encontram em tramitação na Sead. Conforme o passar dos meses poderemos divulgar previsões específicas da abertura de cada certame” disse a secretária de Estado de Administração, Alice Viana. “Faremos o possível para realizar todos esses concursos até o final de 2013, pois reconhecemos a fundamental importância de suprir as necessidades de pessoal desses órgãos para que possamos contribuir ainda mais com a prestação de serviços públicos à sociedade.”, completou.
Alice informou ainda que os concursos previstos serão realizados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do Estado “Precisamos observar a melhoria da receita do Estado, pois o momento atual ainda é de cautela e de concentração de esforços de gestão na manutenção do equilíbrio fiscal e financeiro das finanças publicas, diante da crescente queda nos recursos advindos das transferências federais.”, explicou.
Todos os aprovados em concursos públicos estão sendo nomeados, afirma a titular da Sead. “A política de nomeação de aprovados em concursos públicos no Estado é uma das premissas do governador Simão Jatene e tem sido respeitada de acordo com o limite de vagas ofertadas e o prazo de vigência de cada concurso.”, assegurou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.