quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Desrespeito
Idosos são sempre desrespeitados em seus direitos

Por Gerciene Belo-Ao abrir o site do IGEPREV do Tocantins, logo de cara temos a seguinte informação: “é importante acompanhar o repasse das contribuições, pois muitas vezes o órgão no qual o servidor está prestando serviço no momento, desconta dos vencimentos do mesmo a contribuição previdenciária, no entanto não repassa para o órgão responsável, no caso, o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado (Igeprev). Isso resulta na inadimplência previdenciária”.
E quando as pessoas são despachadas para casa para aguardar um posicionamento do IGEPREV sobre as suas aposentadorias que nunca chega?? É o caso de centenas de pessoas que doaram praticamente uma vida inteira ao governo do estado e quando na época de se aposentarem são relegadas a ultimo plano. Em grande maioria são serventes, vigias, merendeiras, pessoas realmente humildes que precisam ser olhadas com muito carinho, no entanto é o tratamento “vip” que recebem.
Outra informação é que caso não haja o recolhimento previdenciário ao órgão  o servidor fica impedido de contar o tempo em esteve afastado para fins da aposentadoria, como também seus dependentes perdem o direito à pensão, no caso de morte do servidor durante o afastamento. Mas se esquecem de dizer por que não conseguem expedir esse direito aos seus servidores quando solicitam o direito?
Um caso desses é de uma senhora que tem medo de expor seu nome e por conta disso ainda sofrer mais tempo aguardando por sua aposentadoria. Ela contribuiu por mais de vinte anos como servente em várias escolas de Santarém. Foi mandada pra casa em 2005 para aguardar pela sua aposentadoria. Hoje ela tem sessenta e sete anos e ate hoje ainda não conseguiu se aposentar. Procurou o INSS mas lá lhe informaram que quem tem que liberar o seu direito é mesmo o governo do Estado através do seu sistema previdenciário, que se chama IGEPREV. Na 5ª URE, a conversa é a mesma. Dizem-lhe apenas que já esta pra sair o papel que vai lhe garantir a aposentadoria. E nisso o tempo vai passando, como por exemplo, o fato de que ela já deveria estar aposentada aos sessenta anos e como não esta ate o momento, quem vai lhe pagar o tempo que ficou sem receber? Ela não recebeu, mas existem boatos de que o dinheiro  estaria sendo utilizado por outra pessoa e ou por outros interesses. Não se sabe direito.
O certo é que o desrespeito aos idosos continua imperando na sociedade que calada assiste sentada no banco da praça dando milho aos pombos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.