sábado, 28 de janeiro de 2012


Desgraça em Jacareacanga

DESMANDOS de Raulien Queiroz revolta população

“Alheios às críticas e escândalos que envolveram o seu nome em 2011, o prefeito de Jacareacanga Raulien Queiroz(PT), se reserva a passeios e encontros com amigos e parentes”. 

Raulien
O município de Jacareacanga, no Oeste do Pará, precisamente na região garimpeira, vive um dos momentos mais triste de sua história, com uma administração envolvida em escândalos, denuncias e total falta de competência. No centro dos acontecimentos está o prefeito Raulien Queiroz, um Tucano que virou petista, que faz da prefeitura sua casa, e trata seus funcionários como se fossem animais em suas inúmeras fazendas. Em pouco tempo, o prefeito que era um simples funcionário da FUNAI, enriqueceu num ritmo surpreendente. Enquanto isso, a situação do município só piora, deixando o povo na mais absoluta miséria. Principalmente os milhares de indígenas que são a maioria.  O clima é de total incerteza.
Raulien foi o primeiro prefeito do município, na época fez um péssimo governo vestindo a camisa do então governador Simão Jatene. Homem de uma lábia habilidosa ele conseguiu acalmar os ânimos e prometeu que tudo iria mudar, o povo teria melhorias, principalmente com uma boa educação e saúde para todos. Foi só enganação, passados mais de 3 anos de sua administração, o povo de Jacareacanga  sucumbe no mais completo abandono, comendo o “pão que o diabo amassou”. Como comentam os humildes e sofrido moradores.
Saúde de Jacareacanga está no leito da MORTE
Em todas as áreas o fracasso da administração é visível. A educação vive um momento negro na sua história. O descrédito é que os alunos sãos os grandes prejudicados, com uma educação de péssima qualidade. Ainda nessa área o prefeito responde a vários inquéritos por desvios de verba do Fundef, desvios da Merenda Escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola. A saúde no município é um outro fato que vive na calamidade. A população sofre com a falta de atendimento, de remédios e de assistência. Quem adoece se não tiver parente na sede do município é obrigado a vender tudo que tem para buscar atendimento em outros municípios. O que mais revolta a população é que não há sequer remédios comuns como Aspirina e Anador. Muitos precisam de remédios controlados, mas a prefeitura não mantém se quer cadastro desses doentes, que sãos obrigados a pagar com recursos de seu próprio bolso. Em outras áreas, como agricultura, e infra-estrutura a administração de Raulien da FUNAI também é um fracasso.
Na cidade e no interior, o prefeito não constrói nada. As ruas da cidade estão tomadas pelo matagal, só buraco. Jacareacanga está virando uma verdadeira currutela, onde é comum perceber a tristeza estampada nos rosto dos humildes índios que sãos vistos na maioria jogado na sarjeta. 
O pior de tudo, Raulien domina a maioria dos vereadores que compõem a Câmara Municipal.
Uma enxurrada de denuncias e que vão desde Desvios de verba, corrupção, favorecimento de amigos e familiares e farra com o dinheiro público já foram encaminhadas contra ele no Ministério Público Federal.   
Por telefone, a nossa reportagem tentou localizar várias vezes o prefeito, porém o que se conseguiu foi de que o prefeito não se encontrava na sede do município, e que possivelmente estaria para cidade de Itaituba, aonde reside a maioria de seus familiares e amigos.

2 comentários:

  1. Xarope,infelizemente a triste realidade disso tudo é que quem votou nele, deverá votar de novo, porque se for computado os votos que elegeram o prefeito de jacareacanga,acho que talvez 2% foi espontanea e consciente o restante foi puro comércio de troca e venda de votos nessa cultura asquerosa do assistencialismo que vai continuar gerando politicos como esse e e outros mais. Ele estava no limbo político e foi ressuscitado pelos votos desses que agora apedrejam mas que antes aplaudiam, exaltavam...É uma pena que isso talvez não mude mais tão cedo...Em Itaituba também não é muito diferente...a politica virou sinônimo de comércio ganha quem tiver mais.teve um politico em nossa região que em um determinado período eleitoral comentando como se ganha uma politica facilmeente disse que iria vender 10 mil cabeças de boi,para comprar vinte mil cabeças de burros(se referindo ao eleitor babaca que vende ou troca seu voto).E pior que éssa é a mais lídima expressão da verdade.

    ResponderExcluir
  2. Xarope, diga ao Nazareno, que se ele tem conhecimento dessa prática ilegal de compra de votos que se caracteriza em crime eleitoral, que saia da inércia e denuncie ao Ministério Público. E tem mais, se presenciar o ato criminoso que dê ordem de prisão e entregue o corrupto às autoridades competentes: é criminoso que compra e quem vende o voto.
    Vamos colocar atrás das grades esses eleitores que negociam seus votos.
    Esse tipo de "cidadão" não faz falta alguma!

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.