quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Simpósio de Informática e Geotecnologia

Simpósio de Informática e Geotecnologia abre inscrição para artigos científicos
No período de 17 a 21 de outubro de 2011, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), realizará o I Simpósio de Informática e Geotecnologia de Santarém (SIGES), evento multidisciplinar que abordará a temática “Tecnologia da Informação e Geotecnologia para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. As inscrições para o evento estão sendo realizadas no endereço eletrônico http://www.ufopa.edu.br/siges2011.
A submissão de artigos científicos inéditos, nas áreas de Informática e Geociências, será aceita até o dia 11 de setembro de 2011. Os artigos devem conter, no máximo, 10 páginas, incluindo figuras e referências bibliográficas. As submissões devem ser no formato do modelo de publicações da SBC e serão revisados por, pelo menos, três avaliadores, no que se refere a: originalidade, relevância, consistência técnica, clareza e apresentação.
Os artigos sobre Informática podem abordar os seguintes temas: Banco de dados, Computação em Nuvem, Computação Gráfica, Desenvolvimento de sistemas, Engenharia de Software, Gerência de Projetos, Gestão da Informação e do Conhecimento, Governança de TI, Inclusão Digital, Informática na Educação, Inteligência Artificial, Modelagem de Sistemas, Qualidade de Software, Realidade Virtual, Rede de Sensores e Aplicações, Redes de Computadores, Redes sem fio, Segurança de dados e Criptografia, Simulação de Sistemas, Sistemas Distribuídos, Sistemas Operacionais, entre outros.
Já os artigos científicos sobre Geociências deverão abordar temáticas como Análise Espacial, Aplicações em Geoprocessamento, Atmosfera, Banco de Dados Geográficos, Cartografia e Fotogrametria, Erosão e Assoreamento (erosão costeira, erosão fluvial, margens de reservatórios e transporte de sedimentos), Geologia Ambiental e Urbana (cartografia geotécnica e geoambiental e riscos geológicos),
Geoprocessamento e Aplicações, Impacto Ambiental, Informação Geográfica (Ciência e Sistemas), Infraestrutura de dados espaciais, Mineração (planejamento, lavra e recuperação ambiental), Monitoramento e Modelagem Ambiental, Petróleo e Gás, Processamento de Imagens, Recursos Hídricos, e Sensoriamento Remoto e Mudanças Globais.
O SIGES conta com a participação de instituições como IFPA, IBAMA, IESPES, INPA, LBA,CEULS/ULBRA, FIT, dentre outras.
Maria Lúcia Morais (Comunicação/UFOPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.