terça-feira, 30 de agosto de 2011

MANOBRA DE JATENE

A partir de hoje Marabá será sede do governo de JATENE

Depois de Santarém, principal cidade que almeja o Estado do Tapajós, Jatene agora pousa em Marabá município que pode ser a sede do Estado de Carajás


Jatene quando esteve em Santarém
Está confirmada para as 9h de hoje a chegada em Marabá do governador do Estado, Simão Jatene. Até o fechamento desta edição, a assessoria não informou a agenda fechada dele. Até o dia 1º de setembro, a cidade será a sede administrativa do governo do Estado.
A medida tem como objetivo descentralizar as ações voltadas para a educação, saúde, cultura, segurança pública e desenvolvimento socioeconômico. Durante os trabalhos do governo itinerante, Jatene despachará de Marabá e acompanhará diversas ações e obras que estão sendo desenvolvidas na região, bem como realizará audiências públicas e aprovará recursos.
Entre as ações que são realizadas está a do Pró-Paz Cidadania, que reúne desde o sábado, 27, no ginásio Renato Veloso, uma série de serviços e atividades das secretarias de Estado, como emissão de documentos pessoais, atendimentos médicos, odontológicos e oftalmológicos.
O Estado está implementado uma série de serviços e obras de saneamento e infraestrutura em Marabá. Em julho deste ano, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) deu início às obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário do município, com a construção de uma Estação de Tratamento, que vai atender o Núcleo Cidade Nova.
Faz parte da programação do governo itinerante, em Marabá, a apresentação do Terruá Pará. O show será apresentado no próximo dia 1º, às 20h, na praça São Félix, na orla da cidade. (Diário do Pará, com informações da Agência Pará).

Um comentário:

  1. Plebiscito estimula pedidos de mudança do domicílio eleitoral para o Estado.
    Prazo termina dia 11 de setembro.

    Desde que o Congresso aprovou a proposta do plebiscito para criação do Estado do Tapajós e Carajás, o TRE do Pará já registrou mais de 18,3 mil pedidos de mudança do domicílio eleitoral

    Estado do Tapajós
    Com a aprovação do plebiscito sobre a divisão do Pará em outros dois estados – Estado do Tapajós e Carajás – iniciou-se uma correria nos cartórios eleitorais do Estado. Desde que o Congresso Nacional aprovou a proposta, em maio deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) já registrou mais de 18,3 mil pedidos de mudança do domicílio eleitoral. Destes, 7.137 vieram de outros estados da federação. Parauapebas, Belém e Marabá, respectivamente, foram os municípios que mais puxaram esse fluxo migratório.
    Para se ter uma ideia do fenômeno, o município de Parauapebas, no sudeste paraense, que de janeiro a abril vinha apresentando uma média de 123 pedidos de transferências eleitorais de outros estados, por mês, registrou, em maio, 321 solicitações. No mês seguinte, foram 201 pedidos, atingindo o ápice em julho, quando foram cadastrados 347 outros novos eleitores. Ao todo, no primeiro semestre deste ano, foram contadas 1.363 transferências eleitorais de outras unidades da federação, o equivalente a 68,1% da demanda migratória feita para
    aquele município.
    Temos de convencer em nossas casas, em nossas ruas, em nosso quarteirão, em todas as nossas cidades e mostrar aos nossos irmãos da capital que essa não é uma ação contra eles e sim uma ação pelo bem da coletividade na qual eles também podem ganhar com o Pará remanescente.
    Juntemos nossas forças e nossos argumentos. Pelo futuro do Estado do Tapajós e pelo de nossos filhos e filhas: pelo bem do povo da Amazônia.
    A criação do Estado do Tapajós e Carajás será o maior projeto de desenvolvimento na Amazônia.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.