segunda-feira, 13 de junho de 2011

ESQUEMA DE CORRUPÇÂO
Casal que manda na prefeitura de Altamira na mira da PF
Por Hiromar Cardoso (Xaropinho)
Odileida sob suspeita
A Polícia Federal está investigando a ação do casal Odileira Sampaio e Tarcísio, ela prefeita e ele quem manda de fato na prefeitura de Altamira, sudoeste do Pará. Segundo as investigações, o casal tem agido para se beneficiar financeiramente da construção da usina de Belo Monte, usando a prefeitura para pressionar a empresa Norte Energia, dona da usina, para beneficiar empresas e pessoas ligadas a um mega esquema de corrupção.
Uma das formas encontradas por eles para faturar alto é pressionar a Norte Energia para adquirir áreas e construir obras compensatórias ao lado de terrenos comprados pelos integrantes do esquema. Uma forma de valorizar as áreas em poder da suposta quadrilha e de faturar com a construção da Belo Monte.
Investigações em curso apontam, por exemplo, que Tarcísio e Odileida ameaçaram não assinar um documento solicitado pelo Ibama para liberar a Licença de Instalação de Belo Monte para a Norte Energia. Em troca da assinatura, eles queriam que a empresa adquirisse uma área localizada no Ramal dos Cocos, há cerca de nove quilômetros da cidade, para construir uma vila para os engenheiros que irão trabalhar na construção da usina.
De acordo com as informações levantadas pela reportagem, a Norte Energia fechou a compra de uma área no local para construir a vila. O casal Tarcísio e Odileida teriam adquirido várias áreas ao lado desta, que certamente terão uma valorização absurda com a construção da vila da Norte Energia. Lá, o casal prefeito pretende construir um loteamento de luxo.
As investigações acontecem desde que, no ano passado, um vídeo amador mostrava um empresário da cidade afirmando que diretores da Norte Energia teriam usado contratos com uma empresa local para influenciar o resultado da eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. De acordo com informações levantadas pela reportagem, as investigações apontam para fortes indícios de enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro, corrupção, tráfico de influência e cobrança de propina envolvendo o grupo da prefeita Odileida e de seu marido Tarcísio.

2 comentários:

  1. Além disto tem uma empresa de projetos de Belém que está dando todo suporte à eles. Fiquem de olho!

    ResponderExcluir
  2. E olha as gorjetas que eles estão recebendo dos empreiteiros(30%)

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.