segunda-feira, 13 de junho de 2011

EM TEMPO REAL
PAXIUBA registra criação da UNITA e pede socorro para aeroporto
Dep: Dudimar Paxiuba
Em discurso na sessão da Câmara dos Deputados, desta segunda-feira, o deputado Dudimar Paxiuba (PSDB), registrou no plenário a criação da União da Imprensa pelo Tapajós(UNITA), que ocorreu na cidade de Itaituba.
A UNITA terá o objetivo de trabalhar objetivo trabalhar pela divulgação do sim pela criação do Estado do Tapajós. Ele elogiou o brilhante trabalho do jornalista Jota Parente.
Em seu discurso, Dudimar Paxiuba lembrou que participaram da reunião os jornalistas Ivan Araújo, Pedro Filho, Manuelzinho, Cláudio do Moura, J. Camargo, José Barros e Diego Mota. 
INFRAERO EM ITAITUBA: Por outro lado, Dudimar Paxiuba lembrou aos parlamentares a respeito dos aeroportos.
E citou a presença da no Senado Federal, do Presidente da INFRAERO, Dr. Gustavo do Vale, qual apresentou aos Senadores o cronograma de obras, do mesmo modo como já havia apresentado à Câmara dos Deputados, detalhando o que será feito em cada um dos aeroportos das capitais que serão sede da Copa do Mundo de 2014.
Gustavo Vale prevê investimentos em 13 aeroportos, um montante de 5,15 bilhões de reais.
No entanto, Dudimar Paxiuba lembrou que não são somente os Aeroportos das Capitais Sedes da Copa do Mundo que estão carecendo da atenção da INFRAERO.
E citou o caso dos situados na região norte, em especial aos do Estado do Pará, que estão carecendo urgentemente de ações por parte da INFRAERO.
“ Sou do meu querido Município de Itaituba, Município pólo da mesorregião sudoeste do Estado do Pará, composta ainda pelos Municípios de Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão. O Aeroporto de Itaituba é o único da região que possui requisitos técnicos para receber aeronaves de médio porte, com capacidade de até 70 passageiros”, fez questão de frisar o deputado.
Argumentou ainda que no início deste ano, fiscalização da ANAC detectou varias inconformidades e interditou o aeroporto, reabrindo-o posteriormente, porém com restrições, em razão da falta de manutenção dos equipamentos de segurança e ausência de obras de infraestutura, além de outros problemas.
O Município de Itaituba fica localizado em uma região com dificuldades de acesso por rodovias. O aeroporto é de importância vital no sistema de transporte regional, com as operações de tráfego aéreo ligando ltaituba a outras cidades vizinhas, dentre essas Santarém e Altamira, cujos aeroportos também necessitam de obras de infraestrutura.
O parlamentar lembrou que o Aeroporto de Itaituba, desde a década de 90, não se sabe por qual motivo, passou a ser administrado pela Prefeitura Municipal.
Dudimar Paxiuba recordou que várias cidades localizadas em regiões estratégicas do Estado do Pará, como Santarém, Marabá, Altamira, Parauapebas e Belém têm seus aeroportos sob a responsabilidade da INFRAERO.
Ele explicou que a Prefeitura de Itaituba não reúne as mínimas condições técnica, administrativa e financeira para continuar com tamanha responsabilidade, notadamente por se tratar de transporte de vidas, que, por si só, já se faz merecedor da atenção especial da própria INFRAERO.
Finalizando, o tucano pediu em nome da população que a INFRAERO assuma a administração do aeroporto de Itaituba, restabelecendo a normalidade do transporte aéreo, em região tão estrategicamente situada na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.