domingo, 1 de maio de 2011


"Mapa" detalha obra de asfaltamento na BR-163 no Pará
                                                             
O investimento contempla cifras na ordem de R$ 1,4 bilhão.

Fonte: Só Notícias/Leandro J. Nascimento, de Brasília

O inverno rigoroso tem atrapalhado o trabalho
Com a previsão de entrega para dezembro de 2011, Batalhões do Exército Brasileiro e empresas contratadas pelo Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), trabalham para garantir a pavimentação da BR-163 nos Estados de Mato Grosso e o Pará. Ao todo, serão 1.055 quilômetros entre Guarantã do Norte (localizada na primeira unidade federada) e Santarém. O investimento contempla cifras na ordem de R$ 1,4 bilhão.
Em Mato Grosso, 50% da pavimentação foram concluídos pelo 9º BEC, isto é, 25 quilômetros de aproximadamente 50. Nos demais pontos a previsão é retomar o asfaltamento mediante melhoras nas condições climáticas. As obras na rodovia federal - atualmente uma das principais para o escoamento da produção agrícola - ocorrerão em 11 lotes.
No Pará, onde está a maior parcela das áreas a serem pavimentadas, o percentual de avanço varia de acordo com cada trecho. É o caso, por exemplo, de Mirituba - distrito de Itaituba - onde 17 quilômetros dos 32 estão prontos. Nesta região o executor é o 9º Batalhão de Engenharia do Exército e abrange os kms 1.096 ao 1.129, trecho coincidente entre as rodovias BR-163 e BR-230.
Em Belterra, trecho Tapajós (20 quilômetros), o 8º e 5º BECs já concluíram as duas passagens de fauna construídas. É a mesma situação na extensão Belterra e Rurópolis (20km), onde os mesmos serviços foram realizados. Em Rurópolis, trecho Tapajós (83,9km), o trecho foi dividido em 5 sublotes e o Destacamento de Integração Tapajós da Exército participa das obras fiscalizando as empresas. Cinco pontes serão construídas.
A pavimentação da BR no território paraense compreende outras regiões. Só Notícias apurou junto ao Programa de Comunicação Social da BR-163 como está o andamento das obras nas localidades. Atualmente, os serviços em cada ponto estão da seguinte forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.