sábado, 12 de março de 2011


O trem da alegria do Pará
SIMÃO JATENE É ACUSADO DE DISTRIBUI CARGOS COMISSIONADOS A PARENTES DE POLÍTICOS, DESEMBARGADORES E EMPRESÁRIOS

Claudio Dantas Sequeira - ISTO É INDEPENDENTE
Simáo Jatene paga favores
Quando assumiu o governo do Pará, o governador Simão Jatene (PSDB) enviou mensagem à Assembléia Legislativa alertando para o rombo nas contas do Estado, anunciou o enxugamento da máquina e demitiu mais de mil assessores da gestão anterior. O que era para virar um exemplo de boa gestão, no entanto, ameaça tornar-se um escândalo. Em dois meses, a fim de acomodar interesses de diferentes setores, Jatene já deu posse a 450 novos assessores especiais, entre familiares de deputados aliados, de membros do Judiciário e de empresários amigos. O cúmulo do fisiologismo foi a entrega a Jatene de uma lista com a indicação de parentes de 12 desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, que tem o poder de decidir sobre intervenção federal e pagamento de precatórios. A farra foi tanta que a OAB do Pará vai pedir ao Conselho Nacional de Justiça abertura de investigação sobre as nomeações do TJ. “Trata-se de um fato gravíssimo. Uma prática generalizada de nepotismo cruzado, uma troca de favores espúria”, afirma o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos.
Até agora, a OAB já confirmou as nomeações de parentes de quatro juízes. É o caso, por exemplo, de Rosa de Fátima Queiroz das Neves, que vem a ser a mulher do desembargador Cláudio Augusto Montalvão Neves. Nomeada para o cargo de assessora do gabinete do governador, Rosa receberá salário de R$ 4 mil. Montalvão, por sua vez, já empregava no próprio gabinete a nora do governador, Luciana Lopes Labad Jatene. Na mesma linha, foram nomeadas as irmãs Karla Karime e Kamille Kelly Vasconcelos Guerreiro, filhas do desembargador Constantino Augusto Guerreiro, além de Lindalva Gonçalves de Araújo Nunes, ex-mulher do desembargador Rômulo José Ferreira Nunes, que foi presidente do TJ-PA.
Por nota, o governo do Pará deu uma explicação quase enigmática para justificar a nomeação de tantos parentes: “As relações de parentesco não são critério para a inclusão de profissionais na estrutura de governo, e a exceção dos casos de nepotismo, tampouco, para exclusão.” A bancada do PT na Assembleia Legislativa tem um projeto de lei para limitar a prática de nomeações, que começou em 1994 com o governo tucano de Almir Gabriel e seguiu anos a fio. Acontece que a própria Ana Júlia chegou a ter 1.500 assessores especiais, inclusive parentes de alguns desembargadores. Com telhado de vidro, será que a oposição terá interesse real em acabar com essa farra?

Santarém:
Combustível derruba Avião de Osmando Figueiredo

O avião pertencia ao ex-secretário de Agricultura de Santarém
Um avião monomotor Bonanza A36, prefixo PT - LFL, que fazia o trecho São José - Santarém, quando fez um pouso forçado em uma estrada de chão na comunidade de Santa Maria, região do eixo forte.
Pilotado por Paulo Adriano e de propriedade do empresário Osmando Figueiredo fez um pouso de emergência em um ramal próximo a rodovia Fernando Guilhon. O incidente aconteceu hoje às 14h20min. O dono do avião não estava a bordo. O piloto vinha com mais três amigos do aeroporto de São José, no planalto de Santarém.
Minutos antes, o piloto declarou ao controle de Santarém que estava a 10 milhas, cerca de 18 Km, e com duas horas de autonomia de combustível. Mas, logo em seguida o motor começou a falhar. Imediatamente o piloto mudou de tanque e tudo se normalizou. Porém, logo em seguida, outra falha do motor, respondendo somente com auxílio da bomba elétrica, que não foi o suficiente para garantir o pouso no aeroporto de Santarém.
O piloto se viu obrigado a fazer um pouso forçado a menos de três quilômetros da pista de Santarém, em um ramal que dá acesso a comunidade de Santa Maria. Paulo Adriano demonstrou muita tranqüilidade e perícia ao colocar o avião em um pequeno ramal, com uma curva inclinada, livrando de rede elétrica e salvando todos os passageiros. Ninguém se feriu.
Tudo indica que a causa foi pane seca (falta de combustível). Mais ainda, a possibilidade de roubo de combustível é muito provável, uma vez que, segundo o comandante, a aeronave tinha combustível para mais duas horas de vôo. A prática de roubo de combustível é muito comum em nossa região, geralmente para serem usados e motocicletas. Fonte: Notapajos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.