segunda-feira, 14 de março de 2011

PREFETOS APROVEITAM SEMINÁRIO REGIONAL PARA PRIORIZAR OBRAS MUNICIPAIS
Danilo Miranda de Trairão disse que o Hospital Regional em Itaituba seria prioridade principal para seu município

Os prefeitos e autoridades presentes no Evento
A Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), suas Associações e Consórcios realizaram no último sábado, na cidade de Santarém, o Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado/Regiões do Baixo Amazonas e do Tapajós. O seminário aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACES) do município.
O evento contou com a presença do presidente da FAMEP, o prefeito de Ananindeua Elder Barbalho, do presidente da Amut e do Consócio Belo Monte, prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, e vários prefeitos da região.
O objetiva foi fazer um levantamento das parcerias estabelecidas com os governos do Estado e Federal através de convênios e elaborar uma agenda propositiva para ser apresentada a presidente Dilma Rousseff e ao governador Simão Jatene. 
Elder Barbalho
Helder Barbalho classificou o seminário como de suma importância, afirmando que a intenção da Famep é qualificar ainda mais os debates com os governos e apresentar sugestões de obras e serviços que os prefeitos gostariam de ver implantados, seja para beneficiar os municípios que governam ou a região em que se encontram.
“Apesar de ser de conhecimento público as necessidades do Baixo Amazonas e do Tapajós, como presidente da Famep não cabe a mim dizer quais as prioridades dessas regiões, por isso estamos debatendo com quem realmente entende e tem legitimidade para falar desses assuntos”, asseverou o prefeito Helder Barbalho, logo na abertura do evento, referindo-se ao desejo histórico das populações locais pelo asfaltamento da BR-163 (Santarém-Cuiabá) e Transamazônica, além da ampliação do programa Luz para Todos e melhorias na infraestrutura urbana, especialmente na construção de portos hidroviários e aeroportos.
Ele lembrou que para se ter idéia da importância das discussões, no seminário da região Metropolitana de Belém, onde o primeiro evento foi realizado, os prefeitos priorizaram o lixo e o transporte urbanos como questões fundamentais a serem resolvidas em busca do desenvolvimento sustentável.
Já em Santarém, os discursos dos prefeitos foram quase igual, os problemas citados como prioridades sempre foi direcionados a Saúde, Educação e Estradas e Vicinal.
Danilo Miranda de Trairão priorizou a saúde, e disse que a construção de um Hospital Regional em Itaituba iria favorecer seu município que é obrigado a mandar de Avião seus doentes para regional de Santarém, um prejuízo enorme para os cofres de seu município, e que de ônibus o paciente tem que fazer mais de 300 quilômetros. Já seu colega, o prefeito de Itaituba recorreu aos problemas de estradas e vicinais, no qual Valmir Climaco enfatizou que seu município tem sofrido ultimamente.
Os prefeitos presentes também elencaram como prioridades do Baixo Amazonas e do Tapajós a criação de polos da Universidade Estadual do Pará (UEPA), ampliação dos sistemas de abastecimento de água, aquisição de ambulanchas e a criação do Estado do Tapajós.
Criticas contundentes: Uma das falas mais contundentes veio do prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, que também preside a Associação dos Municípios da Rodovia Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (Amut) e o Consórcio de Belo Monte. “O Pará e continental e as regiões são muito distantes. Temos um potencial mineral enorme, mas isso acaba se perdendo por conta dos muitos problemas sociais, o que reforça cada vez mais a necessidade da criação do Estado do Tapájos”, salientou Pimenta.
Eraldo fez críticas ao INCRA sobre 
olhar de Helder, Rocha e Pastana
Eraldo criticou o censo feito pelo IBGE e lamentou a situação de Faro e Jacareacanga,  lembrando que seu município também foi retalhado, fato que causou um grande prejuízo ao desenvolvimento da cidade. “Uruará continua vivendo com uma liminar”, disparou Eraldo. Ele também ressaltou os problemas da área de saúde, educação e estradas e vicinais. No final, o prefeito defendeu a construção da barragem de Belo Monte.
Para a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, os seminários que a Famep vem realizando são importantes para que os governos revejam uma forma mais legítima para a divisão das riquezas do país e do Estado. “Acho que devemos ir além desses eventos regionais e, assim como há a Marcha a Brasília, precisamos fazer uma marcha dos prefeitos do Pará a Belém, a fim de que haja um debate junto ao governo do Estado sobre as nossas necessidades”, propôs Maria do Carmo.
A prefeita Maria do Carmo elogiou a colocação do prefeito de Trairão que priorizou o Hospital Regional para Itaituba, e alfinetou afirmando que só assim melhoraria a demanda de pacientes que vem dessa região para se tratarem em Santarém, causando uma fila de doentes, dando uma mal impressão a saúde de seu município. No final a prefeita anflitrian disse de sua grande expectativa sobre a criação do tão sonhado Estado do Tapajós.
O prefeito Raimundo Reis enfatizou a necessidade de se construir um aeroporto no município dele, que hoje depende quase que exclusivamente de Alenquer para transportar o dinheiro que circula em Curuá. “Municípios rurais como o nosso precisam da ajuda do governo para a construção de aeroportos. Já compramos o terreno para a obra, mas faltam recursos para fazê-la”, relatou o gestor, aproveitando para informar que não há agência bancária em Curuá porque não há aeroporto. “Banco nenhum quer vir para cá e arriscar transportar o dinheiro pela estrada”, disse Reis.
A falta ou funcionamento precário de aeroportos ganhou coro no discurso dos demais prefeitos presentes no seminário. Muitos afirmaram que ter aeroporto não é um luxo, mas uma necessidade. Em Monte Alegre, por exemplo, o aeroporto existe, mas não é usado. “Até temos o espaço, mas não há linhas regulares, então é como se não existisse. Precisamos que funcione regularmente, principalmente para fortalecer a classe empresarial”, afirmou Aldenora Coutinho, vice-prefeita do município.
Outro tema que preocupa os gestores e que foi levantado durante o seminário diz respeito ao transporte escolar. Durante seu discurso, o prefeito Aparecido Florentino, de Rurópolis contou que, em 2010, seu município recebeu durante todo ano R$ 143 mil para serem investidos na área, mas a prefeitura alocou mais de R$ 1 milhão para o transporte dos alunos.
“Hoje ser prefeito é um grande desafio, temos que saber administrar os poucos recursos que temos, situação que se agrava quando precisamos arcar com nossas responsabilidades e a dos outros”, afirmou Aparecido, em alusão às obrigações do governo do Estado, a quem caberia arcar com o transporte escolar da rede estadual de ensino. “Esse valor a mais poderia ser investido em outras áreas em benefício da população, como infraestrutura e saneamento”, explicou o prefeito de Rurópolis..
Participaram, ainda, do seminário os prefeitos Geraldo Pastana, de Belterra e vice-presidente da Famep; Denilson Batalha, de Faro; Vilmar Climaco, de Itaituba; Manuel Costa, de Juruti; Sérgio Pingarilho, de Prainha; Marcílio Picanço, de Terra Santa e Danilo Miranda, de Trairão. O próximo seminário da Famep acontece nesta terça-feira (15), em Altamira, para os municípios que compõem a região do Xingu.

UFOPA convoca aprovados em oitava chamada

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) convoca, em oitava chamada, os candidatos aprovados no Processo Seletivo 2011 para efetivação do vínculo institucional. A habilitação e a matrícula serão realizadas nos dias 15 e 16 de março, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Auditório Wilson Fonseca, situado no Campus Rondon (Av. Marechal Rondon, s/n – bairro Caranazal), em Santarém (PA). A relação dos nomes dos aprovados está disponível no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br.
Para efetivação do vínculo institucional, o candidato classificado deverá apresentar os originais e cópias dos seguintes documentos: Cédula de Identidade (RG); CPF; Título de Eleitor; Certificado de Reservista (para homens maiores de 18 anos); Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio ou documento equivalente que comprove a conclusão do ensino médio e respectivo histórico escolar; formulário de cadastro acadêmico; e 1 (uma) foto 3 x 4 recente e de frente.
O candidato que não realizar sua habilitação e matrícula nos prazos e local estipulados ou que deixar de apresentar quaisquer dos documentos exigidos no Edital n° 019/2011 – PROEN, de 11 de março de 2011, que rege a oitava chamada para habilitação, perderá o direito à vaga na UFOPA. Também não será efetivada a habilitação do candidato que tenha vínculo institucional com qualquer curso de graduação da UFOPA ou de outra instituição pública de ensino superior, em virtude da Lei 12.089, de 11 de novembro de 2009.
Matrícula – O comprovante de efetivação do vínculo institucional deverá ser apresentado no ato da matrícula em atividades curriculares do primeiro semestre, denominado “Formação Interdisciplinar I”, que será ministrado pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da UFOPA, situado no Amazônia Boulevard, Sala 326 – 3º Andar (Av. Mendonça Furtado, 2946, bairro Fátima), em Santarém (PA). Desta vez, a matrícula será realizada no mesmo local da habilitação, ou seja, no auditório Wilson Fonseca, logo após a habilitação.

Comunicação/UFOPA

Um comentário:

  1. Sobre eleição de Aveiro

    Ei Maria da Fé vai ter eleição! Pensava que ia ganhar essa na maciota. Coloca agora teu bezerrinho pra fazer campanha, aquele que tu ta criando, filho do casola.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.