segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

NESTA SEGUNDA NO XAROPE

Conversa AFIADA
093-9156-7027

BARBA DE MOLHO!
Se na eleição Jatene foi unanimidade na região Oeste do Pará, parece que agora o homem desabou. O que tem de gente P...da vida com o tucano que não indicou ninguém da região para compor seu governo é brincadeira. Até mesmo seus aliados antigos já começaram a pragueja-lho.

Contagem regressiva
Apartir de hoje começa o prazo de cinco dias dado pela justiça ao vereador e presidente em exercício da Câmara Municipal de Aveiro, Raimundo Cardoso, o popular Raimundão para marcar a data da nova eleição da mesa diretora deste município. Isso significa que até sexta-feira os munícipes já devem conhecer quem será o presidente da Câmara e conseqüentemente o prefeito.
No momento existem duas mesas diretora eleitas. Uma encabeçada pelo próprio Raimundo Cardoso e outra por Ranilson Prado candidato do grupo de oposição.

Eleição no CONSÓCIO BELO MONTE
Enquanto na mesma data será realizada a eleição do Consócio Belo Monte, uma entidade que agrega 11 municípios da região do Xingu. A escolha vai acontecer na sede da entidade no município de Altamira. Além do atual presidente Chiquinho do PT, prefeito da cidade de Anapú, outros nomes também já despertam entre os quais de Eraldo Pimenta do município de Uruará, de Ivo Miller de Medicilândia e Odileida Sampaio de Altamira.

Outra disputa
Já em Belém, o governador Simão Jatene anuncia o ex-prefeito de Ananindeua e tucano Manoel Pioneiro como seu candidato. Jatene conclama que toda a base aliada do governo, incluído o PMDB esteja junta.
Jatene não quer correr o risco de levar sua primeira derrota.
O PT correr calado pelas beiradas, e tudo pode acontecer.

Anapu
Área do projeto de Dorothy vira cenário de FAROESTE

“ Associados acusam grupo ligado ao prefeito Francisco de Assis Souza, o Chiquinho do PT que tem como vice, o fazendeiro Délio Fernandes, apontado como interessado na morte de Dorothy Stang”.

Anapu vira cenário de Faroeste
Após seis anos da morte da missionária Dorothy Stang, a cidade de Anapu um dos marcos da violência agrária na Amazônia, e que hoje é administrada pelo prefeito petista Chiquinho do PT virá cenário de FAROESTE.
No assentamento Esperança, em vez de agricultura familiar na floresta preservada o que se ver são divisões internas, ameaças públicas de morte e desmatamento ilegal.
A americana naturalizada brasileira Dorothy Stang foi morta com seis tiros em 12 de fevereiro de 2005, aos 73 anos, no PDS Esperança.
Cinco pessoas foram condenadas como mandantes ou autoras do crime (leia texto nesta página).
No ano passado a tensão voltou ao local. Aumentou a venda de lotes --80% deles já foram negociados, diz a CPT (Comissão Pastoral da Terra)-- e as invasões. Segundo o Incra, 22 famílias estão em áreas de reserva ambiental.
Local da morte de Dorothy
A associação de moradores passou para as mãos de um grupo ligado ao prefeito Francisco de Assis Souza (PT). Ex-pupilo de Dorothy, ele tem como vice o fazendeiro Délio Fernandes, apontado como interessado na morte dela --ele nega.
Muitos trabalhadores rurais que seguiam a missionária começaram a desmatar, acuados pela miséria.
"Não tem de onde tirar dinheiro", disse Welton de Aquino, um dos três moradores que admitiram à Folha terem vendido toras, o que é ilegal. No caso dele, foram 15 toras em troca de R$ 5.000.
"Se a Dorothy estivesse aqui, a gente não estava nessa situação", afirmou a mulher de Welton, Roseni Gomes de Lima, sob uma foto da religiosa colada na parede de seu barraco de tábuas.
O culto a Dorothy continua, mas a confiança nos membros da CPT, da qual a missionária fazia parte, diminuiu. Parte dos moradores disse à Folha que foram pessoas ligadas à comissão que começaram a lucrar com os desmatamentos, dando sinal de que a prática era aceitável.
Antes unido sob Dorothy, o PDS Esperança está hoje rachado: há os que apóiam a associação ligada ao prefeito e os que continuam seguindo os passos da CPT, liderada pelo padre José Amaro.
AUDIÊNCIA: Depois de protestos feitos por ambos os lados neste mês, que levaram ao fechamento de estradas e exigiram a ida de homens da Força Nacional de Segurança para Anapu, o governo federal organizou uma audiência pública na última terça-feira, que a Folha acompanhou.
Na audiência, Josildo Carlos de Freitas, do Sindicato de Trabalhadores Rurais e também ligado ao prefeito, pegou o microfone para dizer ao padre Amaro, em frente à platéia de cerca de mil pessoas, que seria melhor se ele pedisse transferência de cidade, "para seu próprio bem". "Ouvi dizer que você já cheira a defunto", disse.
Amaro e Jane Dwyer, missionária da mesma congregação de Stang, vêem na tentativa de culpar a CPT pelo início do desmatamento uma nuvem de fumaça.
"O que eles [prefeito e Délio Fernandes] querem é ter toda aquela madeira para eles. Já falavam a mesma coisa da Dorothy", disse Dwyer.
Para ela, a eleição do prefeito foi o estopim para a volta da tensão. "Ele manipula o povo", disse.

POR JOÃO CARLOS MAGALHÃES DA FOLHA
ENVIADO ESPECIAL A ANAPU (PA)

NA RURAL
Projeto sobre estado do Tapajós pode voltar ao senado.
A notícia pegou muita gente de surpresa em Santarém e foi confirmada pelo Vereador Reginaldo Campos (PSB) que acompanha a tramitação do pedido de plebiscito.
O projeto já passou pelo Senado e pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados em Brasília.
De acordo com Reginaldo Campos, o projeto voltará ao Senado porque, quando foi apresentado pelo Senador MOZARILDO CAVALCANTE, deixou de incluir vários novos municípios.
Caso não seja aprovado como está no projeto de Carajás, pode-se criar embaraços futuros.


























Um comentário:

  1. É Municipio de Aveiro, como ninguem mais esconde o interesse pela vaca leiteira, quem mais quer usufruir do bem bom, um sujo falando de um mal lavado, como é bom enxergar nesse sentido só o quintal do vizinho , pra quem tem telhado de vidro, como é facil escandalizar a imagem dos outros sem pensar no seu interesse. Porque está visivel a disputa pelo poder, qual é a elite que vai imperar dessa vez? com o novo gestor que vem por ai, parece que a panelinha está cheia até a boca, esperando o leitinho da vaca. o que a inveja não faz hem, só porque a gang da gorete só robou a PMA como alguns dizem usando o nome do povo. ii falando em povo coitadinho do povo esses ultimos meses esse povo tem sido argumento nas colocações dos possiveis bizerrinhos mais tarde, ooo!!!!!ééé por isso tem que meter o pau na gang da gorete porque é o alvo das noticias. Puxa chega cansa tanta burridade da parte de quem pensa que o povo é besta, so quem vive sabe do que vai acontecer com a pma daqui a um mes com o ficha limpa do novo gestor, como a vereadora neide diz vai haver mudança e moralidade e seriedade no governo. Então vamos esperar "unidos em favor do povo do municipio de Aveiro, ou melhor para as familias, moura, santiago, prado, santos

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.