terça-feira, 3 de agosto de 2010

As alianças e os possivéis eleitos

O RISCO: Carlos Martins e Lira Maia no Cabide


1- A situação do DEM se aprofundou e, chegou a um limite extremo. Nunca acreditei na coligação com o PT. Sempre soube que a vaga para o senado não seria dada, devida a lógica interna do PT, em criar as condições para a eleição de Paulo Rocha ao senado.

2- Não acreditei na aliança para deputado federal devido as divergências internas com a candidatura de Lira Maia, no baixo amazonas, que hoje disputa a liderança da região com o PT, inclusive na eleição para prefeitura de Santarém, o DEM foi o maior adversário da Maria do Carmo.

3- O deputado Vic e Valéria na verdade foram emparedados pelos partidos, mas seu maior problema foi a não aceitação de ceder a vaga do senado para Valéria na chapa de Simão Jatene e na coligação com o PSDB. Seria o caminho natural e histórico com o PSDB. Depois do esforço de garantir a vaga de vice para Valéria, o ex-governador não garantiu a aliança proporcional, o que pode levar ao não engajamento na campanha dele. Perde o PSDB um bom momento de ampliar suas chances. A perca dos dois pode custar caro para Jatene que já não conta com Almir Gabriel.

4- O PPS fez muito barulho e não aceitou a coligação na proporcional com o DEM, e a presença de Vic na chapa. Esta postura indica que todos na coligação de Jatene não acreditam em uma eleição de mais de 4 deputados para a câmara federal. Com a coligação fechada, temos os deputados Zenaldo Coutinho, Nilson Pinto, Wandenkolk Gonçalves pelo PSDB tentando a reeleição, o deputado Jordy tentando a ida para câmara federal, juntamente com o deputado Lira Maia, estes são os candidatos que possuem as maiores chances de se elegerem. Acredito que está coligação poderá fazer 04 deputados.

5- A coligação do PMDB não deverá repetir o feito de 2006 a saída do deputado Jader Barbalho debilita a chapa. O PMDB deverá fazer 4 deputados federais.

6- A coligação que reúne o PT, PTB, PR, PP, PSC, PHS, PTN, PT do B,e PTC deverá fazer 7 deputados federais. Será nesta coligação que teremos o maior nível de disputa para cargos federais.

7- A coligação PDT, PSB, PC do B, PRB e PV deverá fazer 2 federais. Correm pela beira a coligação cresce Pará, encabeçada por Pastor Raul (PRB), Giovani Queiroz(PDT) e Ademir Andrade(PSB). Desses três deve sair um ou dois, o mais cotado é Pastor Raul.

8- A candidatura DA REELEIÇÃO DA Governadora está ancorada em duas coligações proporcionais o que lhe garante 14 partidos coligados e sua saída do isolamento político que a candidatura se encontrava á meses atrás.

9- A candidatura de Domingos Juvenil, não ampliou nada e, agora tentará fazer 20% dos votos. Se conseguir, teremos segundo turno. Eu acredito que poderão repetir o feito de Priante em 2006 e obter perto de 15% dos votos. Acredito que teremos segundo turno.

10- A candidatura Jatene está bastante debilitada, pela postura do ex-governador Almir Gabriel e pela relação com o DEM, que no apagar das luzes, deixou a candidatura pouco abrangente.

11- A candidatura da governadora também tem seus problema, a sua enorme rejeição , e isso é mortal para sua campanha. Ela terá que fazer das tripas coração, “fazer acordo até com o CAPETA”. Dizem que já teria calado Luís Carlos Tremonte (PSL), foi muita grana, e haja grana. O cara desapareceu.

12- O PT corre o risco de só eleger 3 deputados federais na coligação feita. Ai entrariam Beto Faro, Zé Geraldo e Puty. Carlos Marins teria que concorrer com Miriquinho e Mário Cardoso. O restante da coligação teria o PTB com o pastor Josué Bengtson como puxador de votos, o PR, Lúcio Vale, o PP, Gerson Peres, o PSC, Zequinha Marinho. Tem muito cacique e talvez possa haver uma quebra e, um destes partidos deixarem de eleger um, para que o PT eleja 4. Nesta coligação só disputa quem tiver mais de 100.000 mil votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.