sexta-feira, 9 de abril de 2010

Entre a Cruz e a Espada

Itaituba: Uma história de sofrimento e descaso

Para quem ficou conhecido em todo o Pará como o político que não fez praticamente nada pelo município, ter de volta á gestão municipal a figura de um ex-prefeito mal visto pelas atitudes antipáticas que tomava, foi uma bofetada em todos os habitantes da Cidade Pepita. Resta ao povo pedir a Deus todo poderoso que os êrros praticados por Sílvio de Paiva Macêdo não se repitam; e que quando a população se sentir humilhada e ultrajada não tenha medo em denunciá-lo, caso contrário os sofrimentos poderão ser piores.

Com a decisão do prefeito Roselito Soares em deixar a gestão pública do município de Itaituba, foi conduzido á chefia do Executivo Municipal o vice-prefeito Sílvio Macêdo, que na década de 80 conseguiu um feito inédito na política itaitubense: desarrumou tudo o que sobrou dos ex-prefeitos
Macêdo sabe muito bem que governar o município de Itaituba, que outrora foi conhecido como a cidade pepita por ser grande produtora de ouro, não é tarefa para quem apenas pensa em tirar proveito financeiramente. Ele também sabe que atualmente o município atravessa uma situação bastante difícil no que diz respeito ao soerguimento financeiro de um dos municípios mais importantes do Pará.
Quem conhece o cidadão Sílvio Macêdo sabe, também,que ele é chegado a mostrar abertamente sua gana em enriquecer cada vez mais. E tal afirmativa é do conhecimento do ex-prefeito Roselito, que antes de expirar o prazo para deixar o governo municipal – quase ou mais de dois anos -, não pensou no mal que estava fazendo ao passar o cargo ao vice-prefeito. Na década dos anos 80, a então a A Província do Pará publicou uma edição sobre os desmandos do então prefeito Sílvio Macêdo, e mostrou através de dezenas de fotografias o que acontecia na terra que vinha sendo administrada por Roselito Soares, pré-candidato a deputado estadual, mas que enfrentará políticos de peso e que já sabem que não adianta enganar a população.
Um cidadão residente em Itaituba faz a seguinte afirmativa acerca da volta de Sílvio ao comando a administração municipal: “Agora os habitantes do município irão mais uma vez saborear a churrascada do prefeito, e também receber semanalmente ajuda de custo para conseguir amenizar suas despesas familiares”. Além desse cidadão que pediu anonimato, outros mais sabem que Itaituba poderá sofrer retrocesso e novamente trilhar o caminho do não desenvolvimento, bastando para isso que o ex-prefeito que assumiu a gestão municipal retome suas atividades diárias como a de promover almoços e jantares ofertados á políticos de peso nas esferas estadual e federal.
No ano em que a Província do Pará fez circular em Itaituba sua edição histórica, Itaituba era um caos administrado (?) pelo então prefeito Silvio de Paiva Macêdo, o antítese do desenvolvimento e progresso. O município retrocedeu 50 anos, ou seja, quando muito bem poderia alavancar cada vez mais sua bonita história de glórias.
O que se pode esperar do governo Sílvio Macêdo senão mais uma vez caminhar para trás como caranguejo? Tomara que a gestão que se iniciou na semana passada reflita bastante e não favoreça um minguado grupo de puxa-sacos acostumados a mamar nas têtas da vaca leiteira – a prefeitura do município.
Decorridos mais de duas décadas, o que a população espera é presenciar uma gestão trabalhando em favor da Cidade Pepita, e não vendo desmandos de toda ordem. Como Sílvio promoveu quando foi prefeito e que não cumpriu com suas obrigações constitucionais. Itaituba é uma cidade banhada pelo bonito rio Tapajós, e não merece ter um governo que prima pelo desgoverno e pela falta de honestidade.
Mas, talvez o pior, é que Silvio Macêdo voltou a ter a seu lado os mesmos funcionários públicos municipais dos idos dos anos 80. Se tal fato se constituir numa afirmativa, uma coisa é certa: voltará mais uma vez a caminhar em sentido contrário ao desenvolvimento e progresso. E um dos que será culpado pelo infortúnio dos moradores de todo o município será o ex-prefeito Roselito Soares, um matogrossense que aportou no município talvez não para gerir s destinos de Itaituba, mas unicamente para enriquecer ilicitamente. E deu no que deu – a desgraça parece estar de volta á terra dos itaitubenses.
Em maio de 1986 o que foi noticiado pela Província era a prova cabal de um governo voltado unicamente a assaltar os cofres da municipalidade. E foi exatamente o que aconteceu. Itaituba nunca mais foi a mesma cidade, o mesmo município reconhecido mundialmente como a terra do ouro. Começou a ficar conhecida como a ‘terra de ninguém’, tal era o volume de erros crassos que eram praticados pela gestão municipal.
Para quem ficou conhecido em todo o Pará como o político que não fez praticamente nada pelo município, ter de volta á gestão municipal a figura de um ex-prefeito mal visto pelas atitudes antipáticas que tomava, foi uma bofetada em todos os habitantes da Cidade Pepita. Resta ao povo pedir a Deus todo poderoso que os êrros praticados por Sílvio de Paiva Macêdo não se repitam; e que quando a população se sentir humilhada e ultrajada não tenha medo em denunciá-lo, caso contrário os sofrimentos poderão ser piores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.