quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

80 Anos de História e Luta

Morre Joaquim da Costa Pereira pioneiro da comunicação em Santarém
"O corpo do empresário chega a Santarém por volta das 13 horas desta quarta-feira (6) e será velado durante todo o dia na igreja de São Sebastião".

Por volta das 3:55 minutos dessa terça-feira, morreu na capital do Estado Joaquim da Costa Pereira. O empresário tinha 80 anos e que estava internado desde do dia 27 de dezembro foi vítima de uma parada cardiorespiratória. Homem simples e baluarte do ramo da comunicação Joaquim era dono da TV Tapajós (Globo), emissora que faz parte do STC (Sistema Tapajós de Comunicação), da Radio FM Tapajós e do Portal Tapajós.
O primeiro jornal impresso em Santarém ‘O Tapajós’ que funcionou de 1986 a 1994 também foi fundado por Joaquim Pereira.

Sua história na comunicação
A chegada da TV promoveu uma verdadeira revolução no cotidiano da cidade. O equipamento, luxo de poucos, passou ser a nova atração. Um mundo de informações e de entretenimento que começou a fazer parte da vida dos santarenos.

O que parecia impossível na época era a demonstração de ousadia e do espírito empreendedor de Joaquim da Costa Pereira.

Fundar um sistema de TV e Rádio no interior da Amazônia, demandava altos investimentos, mas ele não desanimou diante das dificuldades. O sonho, a coragem e a visão empreendedora começaram a traçar o novo rumo na história de Santarém.

Aos trinta anos de existência completados em 2009, o Sistema Tapajós de Comunicação, composto pela TV Tapajós, afiliada a Rede Globo, pela 94 FM, e Portal Notapajos.com demonstram que basta ter coragem, planejamento e visão de futuro para vencer.

Mesmo em idade avançada e com a mais saúde frágil, Seu Joaquim nunca deixou de participar das decisões da emissora. Era consultado pela direção, dava conselhos , opinava. Nada era feito sem o seu conhecimento e não poderia se diferente se foi com ele que tudo surgiu , cresceu e se firmou, se foi com ele que sonho pode ser tornar realidade.

Joaquim perdia sua comapnheira Vera
Em maio de 2007, Joaquim ficava de sua esposa Vera que também faleceu por causa de uma parada cardíaca aos 74 anos.

Uma história de luta e vitórias

Joaquim da Costa Pereira nasceu em Santarém, no dia 30 de outubro de 1929. Ele era o filho mais novo de uma família de 8 filhos. Sua vida de trabalho começou cedo. Aos 12 anos ele já ajudava ao pai ferreiro mecânico nos serviços leves da oficina. Aos 15 anos, percebeu sua vocação para o comércio e investiu em um pequeno negócio de couro. No ano de 1946 montou sua primeira empresa varejista, a Costa Pereira e Cia, que comercializava estivas em geral.

Suas relações comerciais evoluíram culminando com a criação das firmas J. Costa Pereira e Bar e Fábrica de Gelo São Joaquim, ambas as empresas visavam o abastecimento dos moradores das áreas ribeirinhas de Santarém. A garra e o espírito empreendedor tornaram-se marcas registradas de Joaquim Pereira, que com o passar dos anos investiu nos mais diversos setores do comércio e no ramo das comunicações. Ele chegou a presidir um grupo de 15 empresas compostas de concessionárias de veículos, locadoras de carros, lojas de ferragens, material elétrico e construção, material de garimpo, gráfica, construtora, presentes finos, jornal, rádio e televisão.
Boa parte da juventude de Joaquim Pereira foi dedicada ao trabalho. Para o empresário os melhores anos e produção de um homem são quando existe entusiasmo e saúde. Em diversos momentos trocou o lazer pelo ofício. Aproveitou um dos ciclos mais importantes da economia da região, o do ouro, para formar um patrimônio que lhe permitisse tranqüilidade no futuro. “Aprendi desde cedo que a lei da prosperidade é ganhar muito e gastar apenas o necessário. Sempre pratiquei essa filosofia”, dizia.

O corpo do empresário chega a Santarém por volta das 13 horas desta quarta-feira (6) e será velado durante todo o dia na igreja de São Sebastião.

O casal deixa seis filhos Joaquim Cardoso, Vera Ilma Pereira Leal, Nivaldo Soares Pereira, Joaquim da Costa Pereira Filho, Vânia Pereira Maia e Donaldo Soares Pereira.
Com informações do Portal do Tapajós

Comentário vivo de Joaquim da Costa Pereira

“Se tivesse que começar tudo novamente, com certeza seria nesta região, e se pudesse, teria feito muito mais por Santarém e pelo Oeste do Pará”
Joaquim da Costa Pereira 1929 - 2010.


Nota dos filhos

"Estamos todos consternados com a morte de nosso pai, um homem cuja vida foi toda ela um exemplo que procuramos seguir, que procuramos levar os nossos filhos a seguirem, e que eles certamente terão orgulho que seus filhos sigam. Porque foi uma vida reta, dedicada ao trabalho e, fundamentalmente, ao desenvolvimento de Santarém e região. Nosso pai ocupou um espaço na história paraense, foi uma figura dominante, uma personalidade muito forte e deu exemplo a todos nós de perseverança e de coordenação ao sucesso. Temos certeza de que o Pará perde um grande homem! E nos perdemos o amigo, o conselheiro e principalmente o pai extraordinário que sempre foi”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.