quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Indícios de desvios de verba

IPMR sobre suspeita em Rurópolis

POR Hiromar Cardoso, o popular xaropinho

“ O saque de mais de um milhão foi sacado da conta corrente de numero 170.382-0 do Banpará, datado do dia 31 de julho de 2009, é pertencia ao Instituto de previdência do Município de Rurópolis(IPMR)”.

A denuncia de que existe suspeita de saque na conta do Instituto de Providência do Município de Rurópolis, pode causar danos irreparáveis na administração do prefeito Aparecido Florentino da Silva.
O que vem ganhando repercussão nesta pequena cidade que fica na região da Santarém-Cuiabá, cerca de 220 quilômetros de Santarém e com 38 mil habitantes, é o fato da movimentação da retirada de mais de 1.720.830,62 ( hum milhão setecentos e vinte mil, oitocentos e trinta reais e secenta e dois centavos), conforme extratos para simples conferencia da conta corrente de numero 170.382-0 do Banpará.
A denuncia da movimentação feita ao blog, também já foi alvo de criticas na Câmara Municipal de Rurópolis pelo vereador Raimundo Nonato Sousa da Silva, o Nonatinho (PSDB), alegando a retirado do recurso do Instituto da Previdência. Na ocasião o parlamentar tucano pediu explicação sobre a retirada do recurso.
O pedido de explicação da retirada do recurso pelo vereador deixou os cerca de mil funcionários de “barba de molho”, muitos já pediram explicação a presidente do Instituto Luciana Maia.
A retirada do recurso tem que ter a autorização da Câmara Municipal de Rurópolis, fato que não aconteceu.
O Instituto de Providência do Município de Rurópolis (IPMR) foi criado no governo do ex-prefeito Aprígio Pereira da Silva e têm a finalidade de defender os interesse dos funcionários públicos municípios, como por exemplo, em relação a aposentadoria dos mesmos.
A reportagem também apurou que há uma ação tramitantando na Justiça cobrando um valor para o Instituto em torno de 10 milhões de responsabilidade pessoal dos ex-prefeitos Aprígio Pereira da Silva e José Paulo Genuíno.
Tentamos localizar o prefeito Aparecido Silva e a presidente do IPMR Luciana Maia, porém os dois não foram localizados para darem informação ao blog. A perguntas não seria sobre o possível desvios dinheiro, e sim, qual destino e para que foi retirado da conta? Quem tem gerência ao Instituto, e os movimentos do Instituto independem de autorização da Câmara?

Veja o movimento da conta

Posição em 30 de Janeiro de 2009
Valor da Cota 1.2956013
Quantidade de cotas 2.870.175.6244044
Saldo Bruto 3.718.603,27

Posição em 27 de Fevereiro de 2009
Valor da Cota 1.2956013
Quantidade de cotas 2.870.175.6244044
Saldo Bruto 3.718.603,27

31 de Março de 2009
Valor 1.3077021
Quantidade da Cota 2.870.175,6244044
Saldo Bruto 3.753.334,69

Agora veja a posição em 31 de julho de 2009
Valor da Cota 1.350.0472,41
Quantidade de cotas 1.495.354048.1851
Saldo Bruto 2.018.798.55

Posição revista em 31 de agosto de 2009
Valor da Cota 1.350.0472,41
Quantidade de cotas 1.495.354048.1851
Saldo Bruto 2.032.504,07

O que se observa é que entre os meses de março de 2009 a agosto de 2009, a conta perdeu o equivalente a 1.720.830,62 centavos. Veja a soma abaixo:

Saldo bruto em 31 de Março
3.753.334,69
Saldo bruto em 31 de Agosto de 2009
2.032.504,07

Os extratos do Banpará

8 comentários:

  1. Sr.Hiromar
    A população de Uruará está aguardando a publicação em seu blog da matéria sobre a prisão do marido da secretaria de saúde do município de Uruará, Sr. Railson. Todos querem saber a verdadeira razão que levou o marido de Suraia Patrícia Ordones, secretária de saúde, a ser preso e continuar preso até o momento. Nem o prefeito Eraldo Pimenta conseguiu livrá-lo da cadeia. Telefone para o delegado e poste a matéria. Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  2. DE UMA FUNCIONARIA

    Xarope tem um ditado muito antigo que diz: dai a cesar o que é de cesar,uma verdade seja dita, o unico prefeito que durante seu mandado tem feito o repasse do INSS E IPMR direitnho é o Aparecido, eu muito mi admiro que hoje ela seja tão criticado,porque ninguem fala do rombo que ficou no IPMR nas administraçoes anteriores? quando o atual prefeito recebeu a prefeitura em 2005 o saldo do Instituto era zero,hoje ja existe pessoas recebendo pensão pelo instituto,quem deve ir pra cadeia por desvio de dinheiro do citado Instituto são os prefeitos anteriores que nen precisa citar o nome, pois um bom entendedor sabe o que estou falando,a unica coisa que causa preocupação é se o proximo prefeito daqui a tres anos, vai honrar o compromisso como o prefeito Aparecido vem honrando.

    ResponderExcluir
  3. antonio carlos(bairro alvorada ruropolis)13 de outubro de 2009 às 12:59

    caro jornalista, esta reportagem é assustadora pois votei no senhor aparecido porque confiava muito em seu discurso, pois pregava sempre a seriedade se este dinheiro realmente foi desviado os vereadores tem mais é que chamar o prefeito para se explicar, o povo e principalmente os funcionarios que tem descontos todo mes em seus contracheques nao merece passar por estes constrangimentos. eu espero que o Aparecido venha a publico explicar o que aconteceu com esse dinheiro em que ele foi investido.

    ResponderExcluir
  4. miguel (altamira pará)13 de outubro de 2009 às 13:06

    Meu amigo se isso esta acontecendo em ruropolis os funcionarios tem se manifestarem afinal é o dinheiro deles que esta sendo saquiado, colegas de ruropolis façam algumas coisas senão voces vao esta contribuindo para esses politicos safados continuarem sacaneando com a classe trabalhadora

    ResponderExcluir
  5. PARTICULARMENTE ACREDITO NA ADMINISTRAÇÃO DO APARECIDO, POREM NAO CONCORDO COM ESTE TIPO DE ATITUDE, O POVO DEPOSITA CONFIANÇA EM ALGUEM E DE REPENTE DESCOBRE QUE ESSA PESSOA TAMBEM COMETE OS MESMOS ERROS QUE OUTROS JA COMETERAM CHEGA DE ENROLAR O POVO, POR FAVOR PREFEITO SE EXPLIQUE POIS SUA IMAGEM ESTA AFETADA COM ESSA REPORTAGEM.

    ResponderExcluir
  6. na minha conta nao ta...
    Assim que o prefeito Aparecido foi embossado em 2005,ele ficou 2 anos sem fazer absolutamente nada,como ate hoje nao fez nada,dizia que estava pagando contas do ex- prefeito,interessante que hoje o ex-prefeito esta sendo penalizado exatamente pelas benditas dividas que seu Aparecido tava pagando,entao cade o dimdim desse tempo todo?nen todo mundo tem memoria curta nao! hoje ele joga o primo dele na lama,quanto foi o ze paulo que colocou ele na politica,porque ele nao tem merito pra ganhar uma eleição limpa voto a voto,se ele fez e faz essa covardia com o parente dele dele, que consideração ele vai ter com a população em geral ou com os funcionarios? ele nun ta nen ai, os outros que se lasquem,interessante mesmo é voce ouvir o discurso dele,é de dar nojo,o miserer nos orgãos publicos e horrivel,a merenda escolar é uma merda,bolacha seca.aqui ele é enfiado de goela abaixo na marra,quando acontece alguma programação so aparece os funcionarios porque são obrigados,ate reunião nas escolas dias atras teve para dar pressão nos funcionarios,aquele que nao comparecer nos eventos,sera acrescantado uma falta na sua frequencia e logico com desconto no pagamento, a ditadura aqui é dura,mas tudo que faz aqui se paga aqui,nao digo que o ze paulo nao desviou,mas digo uma coisa ele trabalhou tambem,fez muita coisa sim,melhor que ele que ja tem 5 anos no poder e so desviou,trabalhar que é bom nada,festa nao enche bariga de ninguem.a mão de Deus é poderosa, esse é nosso consolo,o poder passa aproveitem bastante, baile em cima do dinheiro,mas lembre-se Deus pode tirar tudo isso de voces prefeito e secretarios assim num piscar de olhos.mais uma coisinha,carater seu Ze Mario nunca teve,ele é dinherista, falava que Aparecido nao valia nada,hoje é cachorrinho de coleira,se merecem.

    ResponderExcluir
  7. XAROPINHO
    o compomisso do prefeito Aparecido (ditador) com as escolas e ruropolis é 00000000.....
    nao tem!!!!
    amigos as crianças aq em ruropolis sofrem, coitadas da ate penas porq merenda uma migalha. nao tem nem material escolar as professoras pedem para o pais pra comprar, isso é uma pouca vergonha, que prefeito e esse miseravel nao tem respeito com a populaçao principalmente criança!
    se o dinheiro fosse pelo menos dele mais ele pertence a populaçao de ruropolis.
    essa administração e uma porcaria
    um recadinho pra vc prefeito crie vergomnha na cara nao minta pro povo porq ninguem e otario e cumpra o q vc fala no palanque.
    ah se pelo vc cumprisse um 1% do q vc fala pro povo seria muito bommmmmmmmmm
    que projeto ruropolis tem????
    nenhummmmmmmmm!!!!!
    vamos ver o q vai se feito com essa maquinas q o municipio ganhou do estado?
    será que ele vai levar pra fazenda dele tambem???

    ResponderExcluir
  8. Se o vereador nonato fosse correto como afirma não teria aprovado as contas do senhor José Paulo pois as mesma foi reprovada pelo tribunal de contas

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.